Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Limitação das contribuições previdenciárias, com base no teto dos profissionais coma atividades concomitantes.

Publicado por Abdo Advogados
há 7 meses

Alguns profissionais como os médicos, agentes de saúde, professores, dentre outros, acabam por exercer mais de uma atividade laboral, de forma concomitante e de vínculo empregatício, tendo em vista as suas profissões.

Ocorre que, diante dessas atividades, o profissional acaba contribuindo mensalmente por mais de uma fonte pagadora, o que acaba ultrapassando o limite do teto previdenciário, que atualmente é no valor de R$ 7.507,49 (sete mil, quinhentos e sete reais e quarenta e nove centavos).

Mas, o que muitos não sabem é que existe uma limitação nas respectivas contribuições, e tal limitação advém da Lei n. 8.212/91, onde menciona que a contrição previdenciária deverá ser realizada com base na soma de todas as remunerações recebidas pelo profissional, até o seu teto, e não sobre cada uma das remunerações de forma individual.

A limitação se justifica, porque o valor contribuído para além da limitação do teto do INSS não irá interferir para um futuro salário de benefício dos trabalhadores.

Sendo assim, caso os descontos não estejam ocorrendo de forma adequada, o profissional poderá ter o direito de obter a compensação ou restituição do indébito recolhido a maior, através de uma demanda judicial, referente aos últimos 5 (cinco) anos, e consequentemente por todo o período do curso da demanda, sendo estes, devidamente corrigidos monetariamente pela taxa SELIC.

Dra. Daniele Francine Silva


  • Sobre o autorFundada em 1990. Especialistas na sua causa
  • Publicações99
  • Seguidores56
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações5
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/limitacao-das-contribuicoes-previdenciarias-com-base-no-teto-dos-profissionais-coma-atividades-concomitantes/1993469777

Informações relacionadas

Luiz Fernando Pereira Advocacia, Advogado
Artigoshá 7 meses

Quem Sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem Direito a Auxílio-doença ou Aposentadoria?

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 7 meses

Entrevista Previdenciária Estratégica: Perguntas-Chave e Cuidados Éticos para Advogados

Túlio Chaves, Advogado
Artigoshá 7 meses

Afinal, QUANTO TEMPO o INSS tem para analisar meu benefício? (atualizado para 2023)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)