Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Por que uma empresa pode dar lucro e não ter dinheiro em caixa?

Ter lucro é diferente de ter dinheiro

Publicado por Fernanda Barbosa
há 3 anos


Você, advogado que atende clientes empresariais, ou você, empresário, já teve dúvidas quando um cliente ou o contador mencionou que a empresa Y deu lucro naquele ano, mas não tinha dinheiro em caixa para pagar suas contas? Como pode isso?

Essa dúvida surge porque tendemos a pensar que a contabilidade de uma pessoa jurídica é semelhante a nossa, pessoa física, mas não é!

Continue lendo o texto para saber por que uma empresa dá lucro mesmo sem ter dinheiro em caixa.

Resultado econômico X resultado financeiro

Quando você, pessoa física, tira um extrato bancário, o saldo final é um retrato momentâneo de sua situação financeira atual. Basicamente, você vê ali tudo o que recebeu, subtrai o que pagou e tem o saldo final. Pois bem, esse é seu resultado financeiro.

Agora vamos imaginar que você vendeu um serviço para um cliente, mas ele só vai pagar daqui a três meses.

Você também comprou uma geladeira, mas só vai pagar mês que vem. Que beleza!

A pergunta é: isso apareceu em seu extrato bancário? Não! Nem o dinheiro que seu cliente vai pagar pelo serviço prestado nem o valor da geladeira entraram ou saíram de sua conta ainda. No entanto, você já possui um bem (a geladeira) e um direito a receber pelo serviço prestado ao cliente. Isso se chama situação econômica.

Ter lucro é diferente de ter dinheiro

Quando se avalia a situação financeira de uma empresa, você considera apenas os recebimentos e pagamentos já realizados – é como seu extrato, lembra-se? Em contabilidade isso é chamado de regime de caixa.

Já a situação econômica leva em conta o que a contabilidade chama de “fato gerador” de uma operação e se baseia no regime de competência. Neste caso, a gente não vai esperar que o dinheiro do cliente caia no caixa para registrar aquele serviço contabilmente. Ao contrário, se já vendemos o serviço, ainda que o cliente não tenha pago, ele é registrado no ativo como um direito a receber.

O regime de competência (situação econômica) é mais fidedigno com relação à real situação de saúde da empresa, pois registra todos os seus direitos e obrigações – tudo aquilo que a empresa já tem ou tem direito a receber, bem como aquilo que um dia ela terá que pagar (obrigações).

Portanto, uma empresa pode dar lucro, sim, mas pode ser que não tenha dinheiro em caixa. Contabilmente ela tem muitos direitos e bens e poucas obrigações (deu lucro), mas aquilo que ela tem a receber, só virá para seu caixa no futuro, então não tem dinheiro neste momento.

Tributação e resultado econômico

Para efeito de tributação do Imposto de Renda e Contribuições Sociais, o resultado econômico é o que importa, pois é baseado no lucro apurado pela situação econômica da empresa.

A Receita Federal tem como fato gerador as vendas dos bens e serviços e não o efetivo recebimento dos pagamentos desses bens e serviços. Ou seja, se a empresa já vendeu ao cliente, será tributada, ainda que seu cliente não tenha pago.

Redução de lucros e redução da carga tributária

É comum as empresas reduzirem seus lucros contabilmente para que haja uma redução de sua carga tributária.

Há meios legais de se fazer isso, como a depreciação de ativos. Isso não afetará o resultado financeiro, mas reduzirá o lucro contábil e a carga tributária.

Quer ver um exemplo? Depreciação de bens. Os veículos, por exemplo, têm um tempo de vida útil de 5 anos e podem sofrer uma depreciação contábil de 1,67% ao mês, reduzindo o valor do ativo de sua empresa e, consequentemente, seus lucros e a base de cálculo de seus tributos.

Conclusão

É comum escutarmos que uma empresa está saudável e próspera, mas sem dinheiro em caixa. Isso se deve porque o caixa é um retrato momentâneo, como um extrato de conta corrente, e não leva em conta todos os direitos e obrigações que estão por vir.

Por isso, quando você ouvir que a empresa está bem, mas não tem dinheiro, não se espante! Pode ser que a situação econômica dela esteja, de fato, muito bem, apenas sua situação financeira está momentaneamente difícil.

  • Sobre o autorInformações Tributárias e Contábeis para empresários e advogados.
  • Publicações1
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações963
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/por-que-uma-empresa-pode-dar-lucro-e-nao-ter-dinheiro-em-caixa/1193025298

Informações relacionadas

NDM Advogados, Advogado
Artigoshá 8 anos

Da exclusão forçada de sócio da sociedade limitada

Vitor Pécora, Advogado
Artigoshá 4 anos

Distribuição disfarçada de lucros

VALTER DOS  SANTOS, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 5 anos

Entenda a nova regulamentação do programa do Seguro-Desemprego

Melhor com Contrato, Advogado
Artigoshá 5 anos

Quem tem sócio tem chefe!

Conselho Federal De Contabilidade
Notíciashá 15 anos

Empresas colocam lucro em conta irregular

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)