Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Quais dívidas são penhoráveis!

Publicado por DR Mohamad Ayache
há 7 meses

A impenhorabilidade de bens é uma proteção legal que garante que certos bens não sejam utilizados para quitação de dívidas. No entanto, existem algumas exceções em que esses bens podem ser penhorados, mesmo sendo considerados impenhoráveis. Alguns exemplos de exceções à impenhorabilidade de bens no Brasil são:

1. Alimentos: Mesmo que alguns tipos de salários sejam considerados impenhoráveis, como o salário mínimo e os recursos destinados ao sustento próprio e da família, valores excedentes ao necessário para a subsistência podem ser penhorados para pagamento de pensão alimentícia.

2. Impostos: Embora certos bens sejam considerados impenhoráveis, em caso de débitos tributários, as autoridades fazendárias podem proceder com a penhora desses bens para garantir a quitação dos impostos devidos.

3. Processo de execução fiscal: Em casos de dívidas com o governo, como dívidas tributárias, por exemplo, bens que são normalmente impenhoráveis podem ser penhorados durante a execução fiscal para garantir o pagamento do débito.

Recomenda-se buscar orientação de um advogado especializado para obter informações mais detalhadas sobre as exceções à impenhorabilidade de bens em casos específicos.

  • Sobre o autorpenal
  • Publicações180
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações10
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/quais-dividas-sao-penhoraveis/1987037735

Informações relacionadas

Tiago Fachini, Gerente de Marketing
Artigoshá 4 anos

Penhora de bens: entenda como funciona no Novo CPC

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)