Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Resenha crítica da obra Moral E Ética: Dimensões Intelectuais e Afetivas, de Yves De La Taille

    Publicado por Brenda Licia
    há 3 anos

    A partir da leitura da mencionada obra, é notável que o autor procura fazer uma reflexão acerca do desenvolvimento mental que o ser humano faz uso para fundamentar suas razões morais. Com isso, o livro relata acerca sobre dos elementos essenciais para o conhecimento psicológico para a vida ter sentido e seja boa. Dentre tais elementos, há o autorrespeito, que concerne em um sentimento que conecta a moral e a ética, sendo essenciais 3 sensações: justiça, generosidade e honra.

    À medida que lê-se a obra, há um capítulo que relata a extensão do intelecto em saber fazer moral, estando incluso os seguintes aspectos: 1 – competência de reflexão, tomar consciência das máximas elaboradas pela própria razão; 2 – entendimento das regras, valores e princípios; 3 – habilidade para emissão de juízo moral, e, por fim, 4 – ser sensível para ir além do visível e ser capaz de realizar interpretação.

    Cabe ressaltar que a moral segue um caminho ligado aos procedimentos mentais conectados na lógica da criança, dando início a uma fase de anomia, que cujas normas que regem a conduta não são morais, em seguida indo pela heteronomia, momento em que os juízos expressos são baseiam-se na obediência às normas que são ditas pelas autoridades e, também, na maior atenção a aspectos como resultados da ação invés de intenções, para finalmente, ocasionar a autonomia, o que nem sempre é alcançados pelas pessoas.

    Com isso, inicia-se a moral autônoma pela inquirição da aplicação da norma pela norma, tendo em vista que o sujeito nota que o essencial é prestar atenção aos norteadores subjacentes à norma, tais como justiça, bem como pela intencionalidade do ato em juízo.

    Dando continuidade, tem-se que a aceitação às normas diferencia-se no grupo da qual é originada, não só pela aceitação do mesmo, no entanto, para prover sua estabilidade. Na última fase, é o momento em que é possível notar um conceito de valores e normas pessoas, desobrigada da autoridade do grupo, de modo a resultar na propensão e anuência a adventos éticos universais, baseados na justiça, reciprocidade, igualdade e respeito ao próximo.

    Ao final do livro, o autor diz o motivo do desmembramento das expansões afetivas e cognitivas inseridas na sua condição de moral. Em sua opinião, são extensões indomáveis uma à outra, não existindo benefício em junta-las, o que não quer diz não relacioná-las. Por fim, um último ângulo que se aborda é em relação à existência do desenvolvimento intelectual e afetivo, que é uma potencialidade, que não se desenvolverá em condições adversas.

    Autor (a): Brenda Licia Almeida de Paula.

    • Sobre o autorAdvogada - OAB/RN 19.488
    • Publicações46
    • Seguidores63
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoArtigo
    • Visualizações994
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/resenha-critica-da-obra-moral-e-etica-dimensoes-intelectuais-e-afetivas-de-yves-de-la-taille/1201612053

    Informações relacionadas

    Laila Mouallem, Estudante de Direito
    Notíciashá 4 anos

    Resenha crítica ao Livro “Moral e Ética: Dimensões Intelectuais e Afetivas” de Yves de La Taille

    Artigoshá 9 anos

    Ética, moral e Direito

    André Coelho , Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de Parecer Jurídico.

    O Tribunal de Nuremberg e os tribunais internacionais

    Caroline Sartori Biasuz, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    Ética, Direito e Moral

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)