Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Terceirização Ilícita na Reforma Trabalhista

    por Gustavo Cisneiros

    Publicado por GEN Jurídico
    há 6 anos


    Analisando a Lei 6.019/1974, alterada pelas Leis 13.429/2017 e 13.467/2017, desvendei seis casos de ilicitude da terceirização. Vamos a eles:

    1. A terceirização será ilícita quando estiverem presentes a pessoalidade e a subordinação jurídica entre o trabalhador terceirizado e o contratante, hipótese também prevista na parte final do item III da Súmula 331 do TST.
    2. A terceirização será ilícita quando o contratante utilizar os trabalhadores terceirizados em atividades distintas daquelas que foram objeto do contrato com a empresa prestadora de serviços a terceiros (desvio de função, acúmulo de funções) – § 1º do art. 5º-A da Lei 6.019/1974.
    3. A terceirização será ilícita quando a empresa prestadora de serviços a terceiros (empresa de terceirização) não atender aos requisitos previstos no 4º-B da Lei 6.019/1974.
    4. A terceirização será ilícita quando um ex-empregado do contratante passar a prestar serviços para o mesmo empregador na qualidade de terceirizado antes do decurso do prazo mínimo de dezoito meses, contados a partir da rescisão, o que inclui o prazo do aviso prévio, trabalhado ou indenizado (OJ 82 da SDI-1) – 5º-D da Lei 6.019/1974.
    5. A terceirização será ilícita quando a empresa prestadora de serviços a terceiros (empresa de terceirização) tiver como titulares ou sócios trabalhadores que tenham laborado, nos últimos dezoito meses, a contar do firmamento do contrato de terceirização, na qualidade de empregado ou trabalhador autônomo, para o contratante, salvo se já estiverem
    6. A terceirização será ilícita quando o contrato de terceirização, firmado entre a empresa prestadora de serviços a terceiros (empresa de terceirização) e o contratante, não atender aos requisitos previstos nos incisos do 5º-B da CLT.

    Veja também:

    Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

    • Sobre o autorO BLOG COM AS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS EM DIREITO
    • Publicações773
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoArtigo
    • Visualizações7053
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/terceirizacao-ilicita-na-reforma-trabalhista/598882506

    Informações relacionadas

    Artigoshá 5 anos

    Terceirização lícita e ilícita

    Fraude à Lei trabalhista e sua nulidade absoluta

    Lincoln Paulino, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    Princípios do Direito do Trabalho, Fontes e sua Hierarquia.

    Aline Pinheiro Advogada Trabalhista, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Saiba o que é uma fraude trabalhista e seus tipos mais frequentes

    Aranega Prade Gerber Advogados, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Poder diretivo do empregador

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)