Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhou entre 1971 e 1988? Você conhece a revisão do PIS/PASEP?

    Publicado por Tatiane Melo
    há 2 anos


    Em 1970 foi criado o Programa de Integracao Social ( PIS), por intermédio da Lei Complementar nº 7/1970 e o Programa de Formacao do Patrimonio do Servidor Público ( PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público, pela Lei Complementar nº 8/1970.

    O PIS é destinado para os empregados de carteira assinada da iniciativa privada, para que possam ter acesso a benefícios, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico da economia das empresas do respectivo setor que trabalham. A responsabilidade do PIS é da Caixa Econômica Federal.

    O PASEP é um fundo destinado aos funcionários públicos, de responsabilidade do Banco do Brasil.

    Acontece que entre 1971 e 1988 os programas funcionavam como uma espécie de fundo de reserva aos trabalhadores, e os valores eram depositados e ficavam nas contas individualizadas. Todavia, os Bancos passaram a repassar os depósitos desse período sem fazer correção monetária correta.

    Diante da não aplicação de correção monetária devida, os valores ficaram muito baixos e quando os trabalhadores foram sacar ficaram todos assustados com aqueles valores ínfimos.

    Assim surgiu a tese da revisão do PIS /PASEP que é uma revisão destinada aos trabalhadores que exerceram atividade profissional entre 1971 e 1988.


    Até 2019 era possível que o saque do PIS /PASEP apenas ocorresse com a aposentadoria do trabalhador, mas foi possível o saque dos cotistas desse período, ou seja, os que trabalham entre 1971 e 1988.

    Diante disso é possível que você, ao sacar, se depare com um valor ínfimo.

    É aí que entra a Revisão do PIS /PASEP

    O tema é relativamente novo, poucos conhecem a tese revisional do PIS /PASEP.

    A revisão consiste em uma ação judicial que terá por finalidade apresentar uma sistemática correta de correção monetária para o caso do indivíduo. Veja que tudo irá depender da análise de caso a caso.

    A tese mais comum de ser aceita pela Justiça é a de que os Bancos não repassaram todos os rendimentos decorrentes da aplicação do saldo desde 1988.

    O que é necessário para verificar a possibilidade de revisão dos valores do PIS /PASEP:

    Inicialmente é preciso que você esteja munido dos extratos da conta que podem ser solicitados diretamente na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (no caso de trabalhadores da iniciativa privada - PIS) ou no BANCO DO BRASIL (no caso de servidores públicos - PASEP).

    Os extratos precisam constar tudo, desde o primeiro dia em que você começou a trabalhar para que o Advogado especializado em direito do trabalho possa entender qual é o melhor caminho no seu caso e elaborar os cálculos do que você poderá receber na Justiça.

    Após a análise do Advogado, será ajuizada ação judicial com a finalidade de correção/revisão dos valores PIS /PASEP.

    Se você já sacou o valor do PIS /PASEP nos últimos anos ou então já se aposentou e então sacou, não tem problema. Você também pode procurar um Advogado e verificar se no seu caso é possível solicitar uma revisão e receber para trás os valores que seriam corretos.

    Existe um prazo para entrar com o pedido de revisão na Justiça?

    Para ajuizar a ação o ideal é que a ação seja ajuizada até 5 anos a contar do saque do PIS /PASEP.

    Caso o saque tenha ocorrido a mais de 5 anos, um Advogado para verificar o seu caso e a possibilidade de se ter a revisão acolhida pelo Juiz.

    Você sabia dessa possibilidade? Esteja atento aos seus direitos.

    Tatiane Donizeti de Araujo Melo - OAB/SP nº 452.525






    • Sobre o autorAdvogada l Atuante em D. Trabalho, Previdenciário e Cível
    • Publicações94
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoArtigo
    • Visualizações394
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/trabalhou-entre-1971-e-1988-voce-conhece-a-revisao-do-pis-pasep/1503759193

    Informações relacionadas

    Joao Paulo Ribeiro, Advogado
    Notíciashá 8 meses

    STJ Decide sobre a Revisão do PASEP: Entenda os Impactos para os Servidores Públicos - Tema 1150

    Diogo Luchetta Ronchi, Contador
    Artigoshá 3 anos

    Cálculos de Revisão do Pis Pasep

    Correção FGTS, Estudante
    Notíciashá 4 anos

    Como calcular o Saldo do PASEP nas ações de cobranças do saldo dos servidores públicos

    Joao Lucas Oliveira Protasio, Perito Contábil
    Artigoshá 10 meses

    Como calcular a revisão do PASEP?

    Direito para A Vida, Jornalista
    Modelosano passado

    [Modelo Inicial] Ação de cobrança saldo do PASEP - Atualizado

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Maria Nascimento
    5 meses atrás

    Bom saber, o meu esposo trabalhou nesse período e o valor que ele sacou a quatro anos foi muito baixo, agora vou repassar essa informação a ele continuar lendo