Página 7048 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 15 de Maio de 2019

Superior Tribunal de Justiça
há 5 anos

INDEFERIMENTO DO PEDIDO PARA ENCAMINHAMENTO DO FEITO À VARA DO JÚRI - EXAME EFETUADO PELA JUSTIÇA MILITAR QUE RECONHECEU INEXISTIR CRIME MILITAR DOLOSO COMETIDO CONTRA A VIDA DE CIVIL - RECURSO QUE COMPORTA PROVIMENTO. A Justiça Militar é competente para efetuar a análise prévia do cometimento de crime apurado pela policia judiciária militar. Legislação que prevê o encaminhamento dos autos ao Tribunal do Júri apenas quando do reconhecimento da existência de crime militar doloso praticado contra a vida de civil. Exame efetuado pela Justiça Militar que verificou a existência de excludente de ilicitude. Legítima defesa.

Diante disso, o Ministério Público interpôs recurso especial alegando violação ao art. , parágrafo único, do Código Penal Militar - CPM e aos arts. 54 e 82, ambos do Código de Processo Penal Militar - CPPM.

Sustenta que no caso de homicídio doloso perpetrado por Policial Militar contra civil, a competência para julgar a incidência ou não de causa de exclusão de ilicitude é da Justiça Comum e não da Justiça Militar.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar