Página 5665 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 11 de Novembro de 2019

Superior Tribunal de Justiça
há 5 anos

SAÍDA PERIÓDICA PARA VISITA À FAMÍLIA AOS SÁBADOS OU DOMINGOS, DAS 07:00 ÀS 18:00 HORAS – RECOMPENSA – ARTS. 55 E 56 DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL – CONCESSÃO DE REGALIA EM VIRTUDE DE BOM COMPORTAMENTO VISANDO A REINTEGRAÇÃO DOS CONDENADOS AO RETORNO DA SOCIEDADE – PORTARIA EDITADA EM OBSERVÂNCIA À LEI – DENEGAÇÃO DA ORDEM.

Incabível a cassação da Portaria nº 02/2017, porquanto além de ser editada em observância à Lei de Execução Penal, haja vista que se trata de uma espécie de recompensa, prevista no artigo 56, inciso II, da Lei nº 7.209/84, não há se falar em vícios em sua origem e ilegalidade em seu conteúdo, porque as recompensas podem ser concedidas pela legislação local, como no caso da Portaria 02/2017, que estabelece a natureza e a forma da concessão da regalia, ex vi do parágrafo único, do artigo 56, da referida Lei.

Outrossim, não se vislumbra prejuízo ao direito líquido e certo de fiscalização do Ministério Público, pois consoante artigo 3º, da Portaria nº 02/2017, a lista nominal dos condenados beneficiados, é encaminhada para o Parquet dois dias antes da saída daquelas, para fiscalizar o ato."

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar