Página 9 do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) de 19 de Novembro de 2014

DECORRÊNCIA DA VALENTIA QUE A REDE PROPICIA. RECURSOS CONHECIDOS E PROVIDOS. (RP N. 209-65.2012.6.24.0003 DA 3ª ZONA ELEITORAL - BLUMENAU - RELATOR: JUIZ HÉLIO DO VALLE PEREIRA)

Vale pontuar, sobre a ótica da responsabilização do primeiro Representado site Youtube, que a fiscalização prévia pelo provedor de conteúdo, do teor das informações postadas na web por cada usuário não é atividade intrínseca ao serviço prestado, de modo que não se pode reputar de imediato a responsabilidade ao site que não examina e filtra os dados e imagens nele inseridos.

O dano decorrente de mensagens com conteúdo ofensivo inseridas no site pelo usuário não constitui risco inerente à atividade dos provedores de conteúdo, de modo que não se lhes aplica em regra a responsabilidade objetiva, a menos que seja provado seu prévio conhecimento do conteúdo irregular - o que constituiria infração prevista no art. 57-F, parágrafo único da Lei das Eleicoes. Entretanto, não havendo seu prévio conhecimento, ao ser comunicado de que determinada publicação possui conteúdo ilícito, deve o provedor agir de forma enérgica, retirando o material do ar imediatamente, sob pena de responder pela veiculação da publicidade, em virtude da omissão praticada, incorrendo na infração prevista no art. 57- F da Lei das Eleicoes.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar