Busca sem resultado
Direito Eleitoral Digital - Ed. 2022

Direito Eleitoral Digital - Ed. 2022

4. Publicidade Institucional na Internet

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

A publicidade institucional é aquela destinada a divulgar atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos. A Constituição Federal veda a publicidade institucional que caracterize promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, estabelecendo que ela deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social (artigo 37, § 1º).

Entretanto, é muito comum que agentes públicos, agindo com desvio de finalidade, utilizem sua condição funcional e suas verbas públicas para beneficiar suas próprias candidaturas. É o caso, por exemplo, da veiculação de publicidade e do uso de materiais e serviços custeados pelo governo em campanha eleitoral. Conforme refere José Jairo Gomes, “[...] ainda é comum que governantes se utilizem – na propaganda institucional – de meios artificiosos para veicularem imagens e mensagens otimistas, penetrantes, de suas gestões, fertilizando o terreno para futura propaganda eleitoral que certamente virá”. 1

No âmbito da Internet, esse desvio geralmente ocorre quando os candidatos se utilizam de sites institucionais e perfis oficiais em redes sociais para veiculação de conteúdos com o objetivo de promover pessoalmente candidatos. Para todas essas hipóteses de desvio de finalidade, a legislação eleitoral prevê normas específicas com o objetivo de assegurar a igualdade de oportunidades entre os candidatos.

Em seus artigos 73 a 78, a Lei das Eleicoes aborda as condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais, incluindo a vedação à publicidade institucional durante os três meses que antecedem o pleito. Essas determinadas regras de conduta, impostas especificamente aos agentes públicos cujos cargos estejam em disputa, têm o objetivo de evitar tais desvios de finalidade durante a campanha eleitoral.

No entendimento do TSE, as condutas vedadas têm natureza objetiva. Isso significa que, uma vez preenchidos os requisitos previstos em lei, não há que se perquirir a responsabilidade subjetiva do agente que as realizou. As sanções são aplicáveis independentemente …

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/4-publicidade-institucional-na-internet-parte-i-a-tecnologia-e-a-propaganda-eleitoral-direito-eleitoral-digital-ed-2022/1728400159