Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
  • 2º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Apelação Cível: XXXXX-89.2018.8.09.0051 GOIÂNIA

Tribunal de Justiça de Goiás
há 3 anos

Detalhes

Processo

Órgão Julgador

1ª Câmara Cível

Partes

Publicação

Julgamento

Relator

Des(a). REINALDO ALVES FERREIRA

Documentos anexos

Inteiro TeorTJ-GO__02111188920188090051_eef4b.pdf
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

APELAÇÃO. AÇÃO ANULATÓRIA DE ATO DECLARATIVO DE DÍVIDA COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA. MULTA APLICADA PELO PROCON/GO. DECADÊNCIA DA RECLAMAÇÃO ADMINISTRATIVA. REJEIÇÃO. CRITÉRIOS NA FIXAÇÃO E VALOR DA MULTA. RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE ATENDIDAS. DESPROVIMENTO.

I - O fato gerador do início da contagem do prazo decadencial em caso de contrato de compra e venda de imóvel, é a efetiva entrega das chaves ao consumidor. Protocolizada a reclamação junto ao órgão consumerista em 90 (noventa) dias a partir do referido ato, não há falar em decadência.
II - O PROCON detém a atribuição de aplicar as sanções administrativas previstas em lei, no exercício do poder de polícia, visto que, a Administração Pública, no julgamento administrativo, pratica controle de legalidade.
III - Afigura-se escorreito o valor aplicado a título de multa quando observada a gravidade da infração, a vantagem auferida, a condição econômica do fornecedor e o efeito pedagógico. APELAÇÃO CONHECIDA E DESPROVIDA.

Acórdão

DECISÃO NOS AUTOS.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/tj-go/1199011936