Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
  • 2º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-79.2021.8.21.7000 ERECHIM

Detalhes

Processo

Órgão Julgador

Oitava Câmara Cível

Publicação

Julgamento

Relator

Ricardo Moreira Lins Pastl
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL, CUMULADA COM PARTILHA DE BENS E ALIMENTOS. GUARDA COMPARTILHADA. REDIMENSIONAMENTO DA VERBA AO FILHO MENOR. MAJORAÇÃO. CABIMENTO, EM MENOR EXTENSÃO QUE A POSTULADA. LEVANTAMENTO INTEGRAL DOS VALORES DEPOSITADOS JUDICIALMENTE A TÍTULO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA. CABIMENTO.

1. NO CASO, CONSIDERANDO O ARRANJO RELATIVO À CONVIVÊNCIA PATERNO-FILIAL AGORA ESTABELECIDO (GUARDA COMPARTILHADA DOS FILHOS, SENDO FIXADA BASE DE RESIDÊNCIA DO GENITOR AO FILHO MAIS VELHO E DA GENITORA AO FILHO MAIS NOVO), EMBORA AUSENTE A COMPROVAÇÃO DAS DESPESAS COM TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO DO MENOR, HÁ VEROSSIMILHANÇA NA ALEGAÇÃO RECURSAL DE QUE O GENITOR PODE CONTRIBUIR DE MODO MAIS SIGNIFICATIVO AO SEU SUSTENTO, MOSTRANDO-SE VIÁVEL CERTA MAJORAÇÃO DA VERBA ALIMENTÍCIA PROVISÓRIA (DE 70% PARA 90% DO SALÁRIO MÍNIMO), DE MODO A MELHOR RESOLVER EQUAÇÃO DE PROPORCIONALIDADE ENTRE NECESSIDADES E POSSIBILIDADES.
2. É CABÍVEL O LEVANTAMENTO DO VALOR INTEGRALMENTE DEPOSITADO JUDICIALMENTE A TÍTULO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA, NÃO HAVENDO NECESSIDADE DE AGUARDAR-SE O TRÂNSITO EM JULGADO DA DECISÃO, JÁ QUE SE TRATA DE VERBA ALIMENTAR A FILHOS MENORES DE IDADE E PORQUE A DECISÃO QUE ESTABELECEU A GUARDA COMPARTILHADA E REDIMENSIONOU A VERBA É POSTERIOR, DE MODO QUE, COMO A VERBA NÃO É DEFINITIVA, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM RETROAÇÃO.AGRAVO DE INSTRUMENTO PARCIALMENTE PROVIDO.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/tj-rs/1994749942