Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

2ª Câmara Cível do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão concede indenização securitária por doença a militar julgado inválido para todo e qualquer trabalho.

há 2 anos

Na ação cobrança movida por G.R.S. (processo n. 0007536-30.2016.8.10.0040), a seguradora foi condenada ao pagamento da indenização securitária referente a cobertura de invalidez funcional por doença na quantia de R$ 87.238,00 (oitenta e sete mil, duzentos e trinta e oito reais), com a correção monetária a partir da declaração de incapacidade definitiva do autor (27/11/2015) e juros moratórios a partir da citação.

Conforme consta dos autos, o autor é militar e aderiu a um seguro de vida exclusivo de militares, o qual foi intermediado pela Fundação Habitacional do Exército, com pagamento mensal descontado pela Seguradora, com renovação feita anualmente e sem conhecimento prévio das condições. Na vigência do contrato o Autor foi acometido de séria e grave doença na coluna.

Em que pese o Apelado tenha realizado tratamento médico contínuo, em 27 de novembro de 2015, foi submetido a inspeção de saúde pelo Exército Brasileiro, sendo julgado Incapaz definitivamente para o Serviço Militar, por ser portador de graves doenças em sua coluna (radiculopatia) .

Registre-se, por importante, que, além de o Autor ser portador de radiculopatia, também foi diagnosticado como portador de “neoplasia maligna da pele”, doença grave e totalmente incapacitante.A situação nosológica do Autor piorou, tanto que foi julgado inválido para todo e qualquer trabalho, conforme se depreende da ata de inspeção juntada após o ajuizamento da ação que se trata de um documento público e eivado de legalidade exarado pelo Exército Brasileiro.

A sentença julgou a ação procedente. A seguradora apresentou apelação, tendo sido negado provimento ao recurso.

De acordo com o entendimento do Desembargador Antônio Guerreiro Júnior da 2ª Câmara Cível do TJMA: “[...]in casu, consta da ata de inspeção de saúde nº 1627/2015 (id 36109072) e da de nº 2106/2017 (id nº 36109788), que o apelado foi considerado “incapaz definitivamente para o serviço do Exército” em virtude de doença, CID-10, M 54.1 – Radiculopatia (em coluna lombar), o que correspondente ao evento descrito na petição inicial fazendo jus, portanto, a indenização securitária. Assim, considerando a comprovação da qualidade de segurado, nos termos da apólice id nº 36109066 e pela afirmação da própria recorrente em sede de contestação, é inegável o direito do apelado ao recebimento do prêmio.

No acórdão, a seguradora foi condenada ao pagamento da indenização prevista para a cobertura de invalidez funcional por doença.

  • Sobre o autorEspecialista em Processo Civil e Tributário
  • Publicações50
  • Seguidores127
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2-camara-civel-do-egregio-tribunal-de-justica-do-estado-do-maranhao-concede-indenizacao-securitaria-por-doenca-a-militar-julgado-invalido-para-todo-e-qualquer-trabalho/1541854426

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 2 anos

TRF3 confirma aposentadoria por invalidez a faxineira com doença ortopédica degenerativa

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 11 anos

Indenização por morte em naufrágio é responsabilidade da seguradora da embarcação

Carlos Renato Santos, Advogado
Notíciashá 3 anos

Juiz condena INSS a conceder Auxílio-doença a pessoa com Transtorno de Discos Lombares

Jurisprudênciahá 22 anos

Tribunal de Justiça do Maranhão TJ-MA - APELAÇÃO CÍVEL: AC XXXXX MA

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)