Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

6 fatos sobre as provas do Cespe, a banca mais temida

Estilo peculiar das provas da banca examinadora Cespe exige atenção redobrada, segundo especialistas em concursos públicos

há 10 anos

Desvendar o estilo da banca examinadora é um dos passos fundamentais na trajetória rumo à aprovação em um concurso público.

6 fatos sobre as provas do Cespe a banca mais temida


E essa máxima é ainda mais crucial quando o concurso é organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), pertencente à Fundação Universidade de Brasília. Com fama de ser a banca mais temida pelos concurseiros, o Cespe organiza concursos da Polícia Federal, Abin, Banco Central, agências reguladoras, entre outros. Seu estilo é peculiar, segundo especialistas consultados por Exame. Com. Veja alguns fatos sobre o perfil da banca citados por eles:

1. Modelo certo e errado pede atenção redobrada

As provas objetivas não são de múltipla escolha. O Cespe aposta em questões em que é preciso assinalar certo e errado nos enunciados. Isso pede atenção redobrada dos candidatos”.

Precisa ter conhecimento, demanda interpretação de texto e não é possível responder por eliminação de alternativas. Embora seja temida, a banca favorece quem estuda e tem domínio da matéria.

2. Questões pedem entendimento muito além da “decoreba”

Decorar conteúdo pode não ser uma boa estratégia. O modelo de prova privilegia uso de contextualização e interdisciplinaridade.

O candidato não deve desprezar o conhecimento adquirido por meio de memorização, mas deve buscar um entendimento mais aprofundado dos temas.

Isso acontece porque muitas questões são elaboradas a partir de simulações de casos concretos. É uma banca que cobra, na parte de Direito, muito além do texto das leis, exigindo conhecimentos de interpretação dessas normas.

3. Erros anulam acertos

Em provas do Cespe, candidatos não só deixam de ganhar como perdem pontos com erros. Estatisticamente o concurseiro tem 50% de chance de acertar e 50% de chance de errar, neste modelo certo e errado. Por esse raciocínio, uma pessoa que chuta poderia acertar metade da prova e errar a outra metade. Mas se fizer isso toma zero, porque quando erra perde ponto.

4. Quem deixa em branco não ganha nem perde ponto

As provas objetivas do Cespe permitem três tipos de resposta: certo, errado e em branco. Quando o candidato não sabe a resposta, pode ser melhor deixar em branco, porque ele não vai ganhar nem perder pontos.

5. É possível treinar com provas de concursos para cargos de mesmo nível

Por ser uma banca tradicional e responsável pela organização de muitos concursos, o volume de questões de concursos anteriores é enorme.

Concurseiros não devem se ater à resolução de questões apenas de concursos anteriores específicos para o cargo que desejam. Questões de concursos de nível superior do Cespe têm o mesmo nível de complexidade.

Um candidato à vaga na Polícia Federal pode treinar resolução de questões de disciplinas que também são cobradas em outros concursos de nível superior. Assim, as chances de encontrar no dia da prova uma questão parecida aumentam bastante.

Disciplinas como Direito Constitucional, Direito Administrativo, Português e Informática são frequentes em editais de diferentes concursos.

6. É mais difícil ter noção do desempenho logo depois da prova

Além de cansativas, as provas do Cespe, no modelo como são estruturadas, não permitem que o candidato tenha percepção clara do seu desempenho assim que sai da sala de prova.


Fonte

O que é o Qual Concurso?

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4396
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12174
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/6-fatos-sobre-as-provas-do-cespe-a-banca-mais-temida/143739998

Informações relacionadas

Coruja Concurseira, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

Confira 9 dicas para passar nos concursos do Cespe/Unb

Nathalia Mendes, Advogado
Notíciashá 8 anos

Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) - Lei nº 6938/81

Rafael Miguel Barbosa da Silva, Estudante de Direito
Notíciashá 3 anos

Os 10 principais mnemônicos para Direito Constitucional

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 6 anos

Você sabia que o Cebraspe nem sempre aplica o temido critério ‘uma errada anula uma certa’?

Questões Inteligentes, Administrador
Artigoshá 10 anos

Estratégia ótima de chute nas provas do Cespe

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O problema em questões certo/errado, a meu ver, é que nem sempre a redação das questões se apresenta satisfatória. Realizei apenas uma (frustrante) prova pela Cespe, do Banco Central, e haviam muitas questões ambíguas e mal elaboradas. Nestas situações, resta a dúvida: a questão está errada, de fato, ou apenas mal feita?
Enfim, o segredo para provas Cespe é simples: estude muitas questões passadas e procure os padrões. O ideal é internalizar o perfil da banca para saber como pensam as pessoas que fazem as questões e quais artifícios usam. Quem pega o "macete" ama a Cespe exatamente porque a maioria dos candidatos fica pra trás enquanto reclama. continuar lendo

Ao se preparar para provas Cespe, se o tempo for curto, estude aquilo que você menos sabe, e não tenha medo de deixar questões em branco, lembre-se, a prova é feita para pegar os chutadores. Se tem certeza marque, se não faz a mínima ideia do que é, deixe em branco.

Fiz o último concurso da CEF, só estudei conhecimentos bancários, pois, é o assunto que não detinha nenhum conhecimento, as outras áreas já estudo. Não entrei pelo nº de vagas, mas para quem só abriu a apostila 3 dias, ficar na posição 500 do macro-pólo foi uma ótima nota, e valeu a experiência da prova.

Não pode é ficar nervoso na hora da prova e sair marcando tudo, tive amigos que sabiam mais, e fizeram mais acertos que eu, porém, marcaram tudo, e o que erraram anulou o que tinham acertado, nem passando no "corte".

Boas provas, e nos vemos nos próximos editais.

Abraço! continuar lendo

muito bom continuar lendo

só faltou dizer que as provas do Cespe, às vezes, pecam pela inexatidão, caso do concurso da Diplomacia, e "chovem" recursos e o gabarito é mudado pesadamente, causando reviravolta nos resultados. continuar lendo