Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    A 'dignidade da pessoa' e o seu sentido 'lógico-relativista' e 'normativo-totalitário' através do 'tecnicismo constitucional'.

    Mais um fenômeno do 'novo normal' que habita nossa atual ordem jurídica baseada no 'tecnicismo constitucional', característico do atual 'neoestatismo tecnocrático de direito' que vivemos.

    Publicado por Adam Telles de Moraes
    há 4 anos

    Flávio Tartuce.

    Foi sancionada no dia 6 de julho de 2015, instituindo o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

    A lei foi publicada no dia 7 de julho, e tem vigência 180 dias após sua publicação, em janeiro de 2016. Em verdade, o Estatuto da Pessoa com Deficiência acaba por consolidar ideias constantes na Convenção de Nova York, tratado internacional de direitos humanos do qual o País é signatário e que entrou no sistema jurídico com efeitos de Emenda à Constituição por força do art. 5.º, § 3.º, da CF/1988 e do Decreto 6.949/2009.

    O art. 3.º da Convenção consagra como princípios a igualdade plena das pessoas com deficiência e a sua inclusão com autonomia, recomendando o dispositivo seguinte a revogação de todos os diplomas legais que tratam as pessoas com deficiência de forma discriminatória.

    Em verdade, o Estatuto da Pessoa com Deficiência gerou muitas polêmicas desde a sua entrada em vigor, especialmente diante de conflitos com o Novo Código de Processo Civil.

    (*) Repise-se que o objetivo foi a plena inclusão da pessoa com algum tipo de deficiência, tutelando a sua dignidade humana.

    >>>>> Deixa-se de lado, assim, a proteção de tais pessoas como vulneráveis, o que era retirado do sistema anterior.

    Em outras palavras, a 'dignidade-liberdade' substitui a "dignidade - vulnerabilidade".

    Eu: alguma dúvida de que nossa atual 'movimento neoconstitucional brasileiro' (com exponencial nesse que é um dos mais ilustres representantes da Escola Progressista de Direito Civil - Constitucional...), SUPEROU o "LIBERALISMO CLÁSSICO" pelo 'TECNICISMO CONSTITUCIONAL' (de viés 'lógico-relativista' e 'normativo-totalitarista'...), em plena vivência de, a posteriori, um 'NEOSTATISMO TECNOCRÁTICO DE DIREITO'?

    Enfim.

    #PensemosARespeito

    • Sobre o autorCompromisso com os interesses dos nossos clientes...
    • Publicações233
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-dignidade-da-pessoa-e-o-seu-sentido-logico-relativista-e-normativo-totalitario-atraves-do-tecnicismo-constitucional/862978304

    Informações relacionadas

    Carolina Vollmer, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Curatela para autistas

    Artigoshá 4 anos

    Doutrinadores de peso contra o "casamento" gay

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)