Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    A DPU já utiliza próprio Sistema Eletrônico de Informação do Cidadão

    há 7 anos

    Brasília - A DPU aderiu ao programa Brasil Transparente e obteve o próprio E-SIC do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC).

    O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para a Defensoria Pública da União (DPU). Por meio do sistema, além de fazer o pedido, é possível acompanhar o prazo e receber a resposta da solicitação por e-mail; entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O endereço do e-SIC é http://esic.dpu.def.br/sistema.

    A Portaria GABDPGF nº 152 de 2015 regulamentou a Lei de Acesso a Informacao no âmbito da DPU. Assim, o cidadão pode ter acesso a informações públicas produzidas ou sob custódia da DPU, desde que ela não se enquadre nas exceções previstas na Lei 12.527 (Lei de Acesso a Informacao), de 18 de novembro de 2011.

    No caso de negativa de acesso à informação ou de não fornecimento das razões da negativa de acesso, o requerente pode apresentar recurso de 1ª instância, que será analisado pela autoridade hierarquicamente superior à que adotou a decisão e, no caso de desprovimento, recurso de 2ª instância diretamente ao defensor público-geral federal.

    Veja como fazer um pedido por meio do sistema e-SIC:

    1. Acesse o e-SIC. Caso você nunca tenha usado o sistema, cadastre-se.
    2. No sistema, clique em “Registrar Pedido” e identifique o órgão ao qual você pretende solicitar a informação.
    3. No campo “Forma de recebimento da resposta”, selecione por qual meio você deseja receber a resposta do seu pedido.
    4. Faça seu pedido de informação no campo “Descrição da solicitação”. Caso deseje, você pode adicionar até cinco anexos de, no máximo, dois megabytes cada um, para complementar o seu pedido.
    5. Ao final do processo, o e-SIC informará um número de protocolo, que também será enviado para seu e-mail. Guarde esse número: ele é a forma mais rápida de acompanhar seu pedido futuramente.




    Mais informações podem ser obtidas pela e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4482
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20807
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-dpu-ja-utiliza-proprio-sistema-eletronico-de-informacao-do-cidadao/439856482

    Informações relacionadas

    Ministério Da Previdência Social
    Notíciashá 12 anos

    CRPS: Consulta aos processos de recursos eletrônicos já está disponível na internet

    Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Como consulto o andamento do recurso no INSS?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    O que se entende por dano moral in re ipsa?

    Ana Julia de Souza Gottems, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo de Pedido de PPP

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 9 anos

    DPU atua nos casos de aposentadorias negadas pelo INSS

    34 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Boa tarde! Fiz perícia no INSS no dia 17/04/2023. Apresentei atestado médico, e informei a perita que fui diagnosticada com Depressão Maior Persistente em março de 2023. A mesma perguntou quando iniciou a doença, informei que em 2017 comecei a ter crises de pânico, transtorno de ansiedade generalizada e depressão leve. A perita do INSS colocou como começo da doença 2017 e deu afastamento até maio/23. Para minha surpresa, além do grave erro da perita, o técnico da Previdência Social (não leu o laudo da perita) só leu o início em 2017, onde não estava contribuindo com o INSS (total desprezo e litigância de má-fé do técnico) que não exerceu seu trabalho, que é de ler a atestado da perita (que consta uma piora/agravamento em março/23. Uma falta de respeito e um descaso com a vulnerabilidade de um ser humano, que teve sua primeira contribuição em 1996 (com 16 anos de idade). Até hoje não recebi uma resposta, nem na agência do INSS. Agora no dia 01/06/2023 o recurso foi encaminhado para a Defensoria Pública da União. E eu que estou em tratamento para depressão maior, com ideias de tirar a vida, divorciada, com uma filha de 11 anos (Graças a ela, tenha força para viver). Estou sofrendo todos os tipos de humilhações que um ser humano, não precisa passar. Contando com a ajuda de familiares para comprar comida, pagar água, luz e remédios. NUNCA VI NADA ASSIM! Desumano, falta de respeito, empatia e ferindo todos os meus direitos de mulher/cidadã. Uma vergonha!!!!!!!! continuar lendo

    Boa noite meu nome é Antônio e eu gostaria de saber o que significa protocolo Dpu? continuar lendo

    Gostaria de saber quanto tempo fica o processo depois de protocolado na DPU pois já faz mais de 75 dias que foi protocolado e não tenho informações nenhuma
    Obrigada continuar lendo

    informacoes sbre processo continuar lendo

    Quero saber sobre o meu processo sol André Henrique dos Santos Brasil continuar lendo