Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    A pedido do presidente da OAB-ES Tribunal de Justiça suspende efeitos do ato normativo que veda entrega de peças por meio físico

    há 12 anos

    A pedido do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) suspendeu, temporariamente, os efeitos do Ato Normativo Conjunto nº 001/2012, que disciplina a transmissão e recebimento de petições e documentos concernentes aos processos eletrônicos (Projudi e E-process e outros). A decisão está publicada no Diário Oficial do Judiciário desta sexta-feira (13).

    O Ato nº 001/2012, cujos efeitos estão suspensos até o dia 2 de agosto, estabelece que os cartórios devem receber somente as peças previamente digitalizadas, ficando vedado o recebimento de peças processuais, inclusive petição inicial, contestação, recursos ou outro documento no formato físico, exceto os casos em que as partes não estejam assistidas por advogado ou de exercício de defesa oral (Art. 30 da Lei n.º 9.099/95) ou, ainda, de título executivo extrajudicial, que serão recebidos em conformidade com a norma pertinente (princípio da cartularidade).

    COMISSAO

    O presidente da OAB-ES determinou a criação de uma comissão, presidida pelo conselheiro seccional Luiz Carlos Barros de Castro, que analisará e apresentará sugestões que busquem atender o advogado e garanta celeridade à prestação jurisdicional.

    A Comissão tem ainda em sua composição a conselheira seccional Alessandra L. de M. Starling e Albuquerque e o advogado membro da Comissão de Tecnologia e Informação da Seccional, José Geraldo Pinto Junior.

    O Ato gerava insegurança jurídica. O que queremos é que o Tribunal de Justiça defina qual dos três sistemas eletrônicos que será usado. Caso a opção seja o E-process, vamos pedir que o Tribunal crie um protocolo para que os advogados possam provar que entregaram as petições nos prazos, situação que não estava prevista. Caso o Projudi seja o escolhido, vamos pedir um prazo para que os advogados possam se adequar ao sistema. Neste caso vamos, inclusive, solicitar um treinamento junto ao TJ como foi feito pela Justiça Federal, afirmou o conselhereiro Luiz Carlos Barros de Castro.

    SUGESTÕES

    Os advogados também vão poder apresentar sugestões, que devem ser encaminhadas a partir de segunda (16) até sexta-feira (20) para o email da Assessoria das Comissões da Seccional ( comissoesoabes@gmail.com ).

    • Publicações5263
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações220
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-pedido-do-presidente-da-oab-es-tribunal-de-justica-suspende-efeitos-do-ato-normativo-que-veda-entrega-de-pecas-por-meio-fisico/3181179

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)