Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

A reforma da previdência em relação às pessoas que já reúnem condições de requerer o benefício de aposentadoria. Como fica para quem já tem direito a se aposentar?

há 5 anos

É bem provável que até o final do ano de 2019 as novas regras para requerimento de aposentadoria e outros benefícios previdenciários custeados pela Previdência Social serão publicadas e passarão a vigorar em todo território nacional.

Sendo assim, como fica então a situação das pessoas que já reúnem condições para o requerimento de aposentadoria?

As novas regras da chamada Nova Previdência só afetarão aquelas pessoas que após a sua publicação reunirem condições de requerer a aposentadoria ou outro benefício regulamentado por ela. Isso quer dizer que aqueles que já reúnem condições de se aposentar segundo os critérios estabelecidos pela lei vigente (Lei de nº 8213/91) não serão atingidos pelas mudanças trazidas pela Reforma da Previdência.

Da mesma forma, a alteração das normas da Previdência Social não alcançarão os processos administrativos e judiciais que versem sobre aposentadoria ou outro benefício previdenciário que estiverem em curso na data de sua publicação.

Isto porque, segundo o artigo da Constituição Federal a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada, logo, a mudança legislativa que está sendo discutida no Congresso Nacional, quando publicada, não retroagirá para retirar direitos daqueles que já os possuírem.

Neste sentido, o trabalhador que já reúne as condições de se aposentar pelas regras atuais poderá ingressar com o pedido de aposentadoria antes ou depois da Reforma da Previdência.

Pela lei vigente tem direito a aposentadoria por tempo de contribuição os homens que contribuíram por 35 anos para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para as mulheres o tempo exigido é de 30 anos. Quanto para obtenção do benefício de aposentadoria por idade, o trabalhador deve ter atingido a idade de 65 anos e a trabalhadora 60 anos de idade, tendo ambos contribuído com a Previdência por período não inferior a 15 anos.

www.jedsonvicente.com

Luis Carlos Fazan - Advogado





http://www.brasil.gov.br/novaprevidencia/noticias/como-ficaanova-previdência-para-quem-tem-direito-adquirido
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/constituição.htm

  • Sobre o autorAtendimento online em todo o Brasil.
  • Publicações246
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações43
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-reforma-da-previdencia-em-relacao-as-pessoas-que-ja-reunem-condicoes-de-requerer-o-beneficio-de-aposentadoria-como-fica-para-quem-ja-tem-direito-a-se-aposentar/738259142

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)