Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

A Turma Recursal do DF condenou o aplicativo Uber a recadastrar motorista excluído da empresa por suposta violação de suas normas internas.

Publicado por Danilo Popazoglo
há 6 anos

In casu, o motorista dirigia para o aplicativo há mais de um ano, porém foi descadastrado após apresentar certidão de "nada consta", expedida pelo TJDFT, que mencionava a existência de inquérito policial para apuração de conduta relacionada à violência doméstica. O Relator designado destacou que o fato não possui vínculo com a atividade profissional exercida pelo recorrido. Consignou que “a liberdade de contratar é o princípio basilar do direito das obrigações, porém, ao seu lado, temos também a boa fé objetiva e a função social do contrato e no caso, embora não se negue a autonomia da empresa para excluir o cadastro do autor, a motivação da razão ensejadora da resilição passa a fazer parte do contrato, agora como causa de sua resolução unilateral e o fundamento deverá ser verídico.” Por fim, em razão da inexistência de elementos mínimos para a propositura de ação penal em desfavor do recorrido, o Colegiado entendeu ser aplicável à hipótese o princípio da presunção de inocência. Todavia, ressalvou que, se for comprovada a condenação por crime de ameaça, o motorista deverá ser automaticamente descredenciado do aplicativo.

Fonte: (Acórdão n.1121308, 07402818920178070001, Relator: SONÍRIA ROCHA CAMPOS D'ASSUNÇÃO, Relator Designado:FABRÍCIO FONTOURA BEZERRA 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do DF, Data de Julgamento: 31/08/2018, Publicado no DJE: 25/09/2018.)

  • Publicações7
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações409
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-turma-recursal-do-df-condenou-o-aplicativo-uber-a-recadastrar-motorista-excluido-da-empresa-por-suposta-violacao-de-suas-normas-internas/635697353

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)