Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Acolhida Arguição de Inconstitucionlidade do artigo 305 do Código de Trânsito

    Porto Alegre (RS) - A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, por meio de Arguição de Inconstitucionalidade suscitada pela 3ª Câmara Criminal do TJ/RS, obteve a declaração de que o artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro é inconstitucional, em votação do órgão especial (com 13 votos favoráveis para a inconstitucionalidade).

    A 3ª Câmara Criminal suscitou a arguição após existir pedido de inconstitucionalidade formulado em recurso de apelação crime n. 70046100772, do Defensor Público André Castanho Girotto. O julgamento foi suspenso duas vezes e somente, no último dia 15 de abril, é que teve seu resultado final, sendo desfavorável à tese da Defensoria Pública, até quando faltavam os dois últimos votos, proferidos pelos Desembargadores Marcelo Bandeira Pereira (Presidente) e Jorge Luis DallAgnol, que acolheram a tese da inconstitucionalidade.

    O Defensor Público Juliano Viali dos Santos, Dirigente do Nudecontu e Representante da DPE/RS no Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito (RS), signatário dos memoriais escritos e que acompanhou as duas últimas sessões do órgão especial na votação da arguição, ressalta que a decisão está em sintonia com decisões de inconstitucionalidade de outros tribunais, como os de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e foi uma integração exemplar entre os órgãos de execução da Defensoria, vindo desde a tese suscitada pelo colega Girotto, passando pela análise singular do nosso Defensor-Geral, até a apresentação dos memoriais, reforçando a tese e apresentando as similares recentes decisões de inconstitucionalidade de outros tribunais.

    O artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (lei 9.503/97) tem a seguinte redação: Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída, com penas de detenção, de seis meses a um ano, ou multa. A Arguição de Inconstitucionalidade tem o número 70047947478.

    Tweetar

    • Publicações3047
    • Seguidores36
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acolhida-arguicao-de-inconstitucionlidade-do-artigo-305-do-codigo-de-transito/100474901

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)