Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Acordo mais vantajoso para ferroviário libera CPTM de pagar adicional noturno após 5h

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 11 anos

    O recebimento por um ferroviário do adicional noturno com 50% de acréscimo sobre a hora normal - ao invés de apenas 20% - compensa o não pagamento do adicional após as 5h da manhã no caso de prorrogação da jornada noturna. Por essa razão, a Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho não modificou decisão que indeferiu pedido do empregado da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de receber adicional noturno para as horas trabalhadas a partir das 5h.

    Ao recorrer ao TST, o empregado alegou que, ao julgar improcedente seu pedido, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) contrariou a jurisprudência do TST ( Súmula 60, item II). De acordo com o artigo 73 da CLT, o trabalho noturno, executado entre as 22h de um dia e as 5h do dia seguinte, tem remuneração superior à do diurno em pelo menos 20%. Pela Súmula 60, esse adicional vale também para a jornada prorrogada.

    Porém, no caso em questão, o ministro Mauricio Godinho Delgado, relator do recurso de revista do ferroviário, entendeu que a o pagamento do adicional no percentual de 50%, previsto em norma coletiva negociada, é economicamente mais vantajoso para o trabalhador. "Além de apenar severamente o trabalho noturno, ela se torna mais favorável, prevalecendo na relação jurídica", afirmou. Por isso, a Terceira Turma não admitiu (não conheceu) o recurso de revista, resultando na manutenção da decisao do TRT-SP pela improcedência do pedido.

    Direito ao adicional

    O relator esclareceu que a legislação trabalhista sempre tendeu a conferir tratamento diferenciado ao trabalho noturno. Se isso ocorre na jornada noturna normal, "com muito mais razão há de ser para aqueles que a prorrogam, porque o elastecimento do trabalho noturno sacrifica ainda mais o empregado". Assim, o ferroviário teria "em tese", de acordo com o relator, direito ao adicional também em relação à prorrogação.

    Nesse caso, porém, "existe negociação coletiva com cláusula muito mais favorável ao trabalhador", frisou Godinho Delgado, esclarecendo que, em vez de 20%, o ferroviário recebia 50% a mais sobre a hora normal. Em contrapartida, não tinha o pagamento do adicional após as 5h da manhã.

    (Lourdes Tavares/CF)

    Processo: RR-1339-83.2010.5.02.0059

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-mais-vantajoso-para-ferroviario-libera-cptm-de-pagar-adicional-noturno-apos-5h/100676749

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)