Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Acordo na VT de Imperatriz garante ampliação de estabilidade provisória de trabalhador

    Acordo homologado na 1ª Vara do Trabalho de Imperatriz, na Região Tocantina, garantiu ampliação da estabilidade provisória a um trabalhador por cinco anos, além do pagamento de indenização por danos moral e material no valor de R$ 25 mil. O acordo foi homologado pelo juiz do trabalho Eduardo Batista Vargas, na última terça-feira (6), na ação trabalhista ajuizada pelo trabalhador contra a Gráfica e Editora Brasil Ltda.

    Na inicial, o trabalhador pediu o pagamento de indenização por danos moral e material decorrente de acidente de trabalho. Para viabilizar o acordo, o magistrado realizou audiências de conciliações pela manhã, quando foram iniciadas as negociações, e à tarde, quando o acordo foi homologado.

    A ampliação da estabilidade provisória foi conciliada com base na Lei nº 8.213/91 (que trata dos Planos de Benefícios da Previdência Social), artigo 118, que garante ao segurado que sofreu acidente de trabalho, a manutenção do seu contrato de trabalho, pelo prazo mínimo de 12 meses, após a cessação do auxílio-doença, independente do recebimento ao auxílio.

    O período da estabilidade provisória começará a ser contado a partir do retorno do trabalhador às suas atividades, facultadas as hipóteses legais da rescisão contratual.

    Em caso de inadimplência, ocorrerá o vencimento antecipado do débito, acrescido da cláusula penal de 50%, incidente sobre o montante devido.

    • Publicações3118
    • Seguidores630323
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-na-vt-de-imperatriz-garante-ampliacao-de-estabilidade-provisoria-de-trabalhador/3048595

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)