Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    ACP visa proteção de área de preservação permanente

    O Ministério Público do Estado de Sergipe, através do Promotor de Justiça Augusto César Leite de Resende, ajuizou Ação Civil Pública em face de Gilvan Souza Costa, visando a recuperação de mata ciliar do Rio Poxim. A área de vegetação natural, considerada de preservação permanente, foi desmatada para a construção de uma casa de alvenaria às margens do Poxim, sub-bacia do Rio Sergipe, nascido no povoado Cajueiro, em Areia Branca, Município localizado a 36 km de Aracaju.

    Segundo o Promotor Augusto César Leite de Resende, "quaisquer intervenções em áreas de preservação permanente no meio urbano e rural com construções e obras de quaisquer naturezas para fins particulares são vedadas pelo ordenamento florestal brasileiro, pois visa-se a manutenção do fator água, flora, fauna, recursos naturais e minerais e o bem-estar social e, por esta razão, é que tal ambiente é inalienável, impostergável e indisponível".

    A destruição de vegetação natural considerada de preservação permanente, nos termos do disposto no art. , alínea a da Lei 4.771/65, para a construção de um galpão caracteriza uma prática nociva ao meio ambiente, visto que ao particular, pessoa física ou jurídica, são vedadas quaisquer alterações ou modificações em área de preservação permanente.

    O desmatamento das áreas de mata ciliar, principalmente no meio urbano, obriga o poluidor, independentemente de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade", considerou o Promotor de Justiça.

    Rebecca Melo

    Assessoria de Comunicação MP/SE

    • Publicações2242
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações170
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acp-visa-protecao-de-area-de-preservacao-permanente/1976180

    Informações relacionadas

    Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região
    Jurisprudênciahá 14 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região TRT-14 - RECURSO ORDINARIO TRABALHISTA: RO 21700 RO XXXXX

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)