Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Advogada goiana faz petição em versos e juiz defere pedido para alongar prazo em Ação de Execução.

Publicado por Andreia Bacellar
há 3 anos


Advogada usa poesia para sensibilizar coração de Juiz Após várias tentativas negadas em um processo, a advogada Andreia Bacellar, sócia do Escritório Araujo e Bacellar Advogados Associados, conseguiu tocar o coração de um juiz goiano, ao fazer petição em versos, conseguindo assim, alongar o prazo de uma ação. Bacellar adiantou que, normalmente, as petições encaminhadas à Justiça por advogados são compostas de termos jurídicos, obedecendo regras da profissão. “É por meio dessa peça processual que são apresentados os pedidos aos magistrados”, disse. Então, deduzimos que texto jurídico em forma de poesia na mesa de qualquer juiz poderia ser interpretado como ofensivo. No entanto, Bacellar decidiu inovar e conseguiu levar um pouco de ternura e poesia ao Judiciário. E deu certo. Nos estudos linguísticos, o filósofo russo Mikhail Bakhtin diz que a poesia, no âmbito da polifonia, representa a pluralidade e multiplicidade de vozes presentes nos textos, que, por sua vez, estão fundamentados em outros textos. O gênero lírico é presença marcante em qualquer ambiente e entendemos que para o texto não há limites, considerando sua intencionalidade. Neste caso, o juiz Rozemberg Vilela da Fonseca, do Juizado Especial Cível de Formosa, deferiu o pedido proposto, provando que o ‘lirismo’ está presente e pode ser usado em qualquer ambiente técnico. Andreia Bacellar é exemplo de quebra de paradigmas de que é possível inovar textos jurídicos e acabar com uso desnecessário do juridiquês.

  • Sobre o autorAdvogada especialista em Direito Civil, Processo Civil, Família e Sucessões
  • Publicações2
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações95
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogada-goiana-faz-peticao-em-versos-e-juiz-defere-pedido-para-alongar-prazo-em-acao-de-execucao/1222695156

Informações relacionadas

Andreia Bacellar, Advogado
Artigoshá 4 anos

Lei nº 9099/1995 - Juizado Especial Audiência de Conciliação

[Modelo] Petição de Aposentadoria por Tempo de Contribuição

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)