Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Advogado deve devolver parte de honorários se renunciar ao mandato antes de concluir serviços contratados

há 9 anos

"É de se aplicar a regra da proporcionalidade na hipótese de renúncia ao mandato antes da conclusão dos serviços para os quais foi contratado, nos termos dos artigos 14, 35 e seguintes do CED/OAB, relativos à fixação de honorários, devendo o advogado devolver parcialmente os honorários recebidos antecipadamente. As partes devem estabelecer esses honorários de comum acordo ou buscar o arbitramento judicial se o acordo se tornar impossível."

O entendimento foi firmado pela 1ª turma de Ética Profissional do TED da OAB/SP, durante a realização da 584ª sessão de julgamento do órgão.

O colegiado também fixou outras ementas relativas aos honorários advocatícios, como por exemplo:

  • Em caso de necessidade de revogação ou renúncia dos poderes para atuação de novo patrono (“Com relação aos honorários do substabelecido, estes dizem respeito somente ao substabelecente e ao substabelecido, e não ao cliente que o constituiu”);
  • Os honorários advocatícios nas reclamações trabalhistas (“O percentual contratado a título de honorários advocatícios incide sobre a multa e sobre o valor dos depósitos devidos ao FGTS e do Seguro Desemprego quando tais valores façam parte da condenação e da liquidação da sentença.”);
  • o Convênio com Defensoria Pública do Estado de SP (“A prestação dos serviços advocatícios via Convênio é totalmente gratuita aos usuários, sendo vedada qualquer cobrança a título de honorários, taxas, emolumentos ou despesas de qualquer natureza, sob pena de descredenciamento, sem prejuízo de apuração de eventual responsabilidade penal, civil e administrativa.”

Fonte: Site Migalhas

  • Sobre o autorAdvogado Criminalista, Penal comum e Militar
  • Publicações122
  • Seguidores285
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10891
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-deve-devolver-parte-de-honorarios-se-renunciar-ao-mandato-antes-de-concluir-servicos-contratados/200797469

Informações relacionadas

Marcos Marinho Advocacia, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Petição Reserva e Arbitramento de Honorários Advocatícios

Cristiane Klein, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo de Renúncia de Mandato (Procuração) - De acordo com o novo CPC

Pedro Rafael de Moura Meireles, Advogado
Artigoshá 2 anos

Renúncia - Como o advogado deve renunciar ao processo evitando problemas com o cliente e a OAB.

Lucas Melo Lima, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Contrato de Permuta de Bens com Torna

Juliana Assunção, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo - Notificação de Renúncia ao Mandato

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde, gostaria de saber se a Advogada diz que revogou contrato por via whatssap, mas a mesma não deu ao seu cliente a finalização do processo sobre revogação e foi só pela parte dela não seria renúncia unilateral!? Ela não entrou com a ação, não realizou petição na justiça e não devolveu valores de propositura de ação na justiça já pago... teria que devolverealmente valor não! ? A mesma também se nega a entregar recibo do pagamento está correto!?
Pode revogar um contrato só verbalmente ou por whatssap! ? continuar lendo