Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    AGU assegura cobrança de taxa de fiscalização para vigilância sanitária de farmácias e drogarias do Ceará e Piauí

    há 11 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve duas vitórias judiciais contra o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos nos estados do Ceará e Piauí que queria afastar a cobrança da Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária nas respectivas localidades.

    A Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (PF/Anvisa) rebateram as alegações da entidade de que a medida seria inconstitucional.

    As procuradorias defenderam a legalidade da taxa por ser cobrada em decorrência do exercício do poder polícia que é conferido à Agência, que promove a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e da comercialização de medicamentos e produtos afins. As unidades da AGU ressaltaram, ainda, que a exigência está em conformidade com o artigo da Lei nº 9.782/99, que criou a Anvisa.

    A Primeira Turma Suplementar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acolheu argumentos da AGU e negou os pedidos do sindicato após a primeira instância já ter assegurado a cobrança da taxa. O Tribunal reconheceu que "o fato das entidades que comercializam remédios se submeterem à fiscalização estadual ou municipal não inviabiliza nem inibe a existência do controle realizado pelo órgão central do sistema (Anvisa)".

    Ref.: Apelações Cíveis nº 2002.34.00.014110-2/DF e nº 2003.34.00.030325-5/DF - TRF1

    A PRF 1ª Região e a PF/Anvisa são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Bárbara Nogueira

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-assegura-cobranca-de-taxa-de-fiscalizacao-para-vigilancia-sanitaria-de-farmacias-e-drogarias-do-ceara-e-piaui/100584049

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)