Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU defende no Supremo o direito de grávida abortar anencéfalo

    A Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT) elaborou as alegações finais nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 54 , através da qual a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) pretende obter a constitucionalidade do aborto de fetos anencéfalos no Supremo Tribunal Federal (STF).

    A Confederação, em síntese, quer que a legislação penal não seja aplicada aos casos de antecipação terapêutica do parto (aborto) de fetos portadores de anencefalia, a partir do momento que se sabe que o feto não sobreviverá após o parto.

    A AGU, em sua manifestação, afirmou que a rede pública de saúde está aparelhada para oferecer diagnósticos precisos durante o pré-natal, enquanto dispõe de equipamentos aptos a detectar a má-formação fetal decorrente da anencefalia.

    Nesse contexto, afirmou que a gestante se encontra amplamente amparada pelas políticas públicas voltadas à proteção de sua saúde, o que lhe permite escolher, da forma mais segura possível, entre levar a termo a gestação ou antecipar terapeuticamente o parto. O índice de morte intra-uterina é alto e a permanência do feto no útero materno representa perigo para a mãe.

    A gestante que optar pelo aborto do feto anencéfalo encontrará abrigo nos preceitos fundamentais da dignidade da pessoa humana, do princípio da legalidade, liberdade e autonomia da vontade, bem como no direito à saúde.

    Na conclusão, a SGCT pede que seja acolhido, no STF, o pedido da CNTS e que seja garantido à gestante "o direito subjetivo de se submeter à antecipação terapêutica do parto, sem a necessidade de apresentação prévia de autorização judicial ou de permissão específica do Estado".

    A SGCT é o órgão da AGU responsável pelo assessoramento do Advogado-Geral da União nas atividades relacionadas à defesa judicial da União perante o STF.

    • Publicações4569
    • Seguidores502606
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-defende-no-supremo-o-direito-de-gravida-abortar-anencefalo/999517

    Informações relacionadas

    Notíciashá 15 anos

    AGU defende aborto de feto anencéfalo no STF

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)