Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    AGU derruba no Supremo ação contra prazo para partido político concorrer nas eleições após registro no TSE

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) atuou para afastar ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a legislação que estabelece o prazo de um ano para partido político concorrer nas eleições após registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O julgamento ocorreu na sessão desta quarta-feira (28/5).

    A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 1.871, de autoria do Partido Liberal, pedia a anulação da exigência legal, prevista no artigo da Lei nº 9.504/97. A AGU defendeu a norma sustentando a competência do Congresso Nacional que fixou o prazo mínimo na referida lei.

    De acordo com a Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT), órgão da AGU, o legislador estabeleceu o limite temporal evitando que "legendas casuísticas, calcadas em situações políticas transitórias, aproveitem um momento específico para se postergarem no poder mesmo sem a certeza de que subsistirão por muito tempo".

    "É preciso, por assim dizer, que o partido comprove que tem bases ideológicas e organizacionais sólidas, protraindo sua existência por pelo menos um ano, para que possa vir a disputar cargos eletivos", concluiu a manifestação.

    O ministro Dias Toffoli, relator da ação, votou pela improcedência do pedido, sendo seguido, por unanimidade, pelos demais ministros do STF.

    A SGCT é o órgão da AGU responsável pelo assessoramento do Advogado-Geral da União nas atividades relacionadas à atuação da União perante o STF.

    Ref.: ADI nº 1.871/DF - STF.

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-derruba-no-supremo-acao-contra-prazo-para-partido-politico-concorrer-nas-eleicoes-apos-registro-no-tse/121129926

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)