Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    AGU - Procuradores defendem legalidade da taxa de fiscalização da vigilância sanitária cobrada pela Anvisa

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, o pagamento da Taxa de Fiscalização da Vigilância Sanitária (TFVS) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela Drogaria Drugstore Mantiello Ltda. A empresa pedia o cancelamento da taxa e questionava sua legalidade.

    A companhia insistia na tese de que o tributo seria inconstitucional e que não poderia ter sido estabelecido por meio de Medida Provisória, pois não teria relevância e urgência.

    A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto à agência (PF/Anvisa) defenderam a legalidade e constitucionalidade da cobrança. Afirmaram que a Anvisa tem poder de polícia de acordo com o artigo da Lei nº 9.782/99 e, por isso, cabe à autarquia a fiscalização sanitária e controle dos ambientes que produzem e comercializam medicamentos.

    Os procuradores informaram que o custeio da fiscalização deve ser feito mediante taxa e não de imposto, conforme determinado pela Constituição Federal e pelo Código Tributário Nacional. Eles declararam que a TFVS teria valor fixo, sendo calculada através do faturamento da empresa.

    A 7ª Turma Suplementar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acolheu os argumentos da AGU e negou a suspensão do pagamento da taxa, reconhecendo a constitucionalidade e legalidade da cobrança feita pela Anvisa.

    Fonte: Advocacia Geral da União

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-procuradores-defendem-legalidade-da-taxa-de-fiscalizacao-da-vigilancia-sanitaria-cobrada-pela-anvisa/3084411

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)