Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Ainda não acabou: em que pé está o processo de impeachment contra Dilma

há 8 anos

Principal assunto do país nos primeiros meses deste ano, a tramitação do impeachment de Dilma Rousseff perdeu destaque em meio aos anúncios do governo interino de Michel Temer e das polêmicas envolvendo seu ministério.

Mas a verdade é que a votação de 12 de maio, que determinou o afastamento da petista, apenas abriu a ação contra ela no Senado.

Ou seja: a presidente ainda está sendo alvo de um processo que tem muitos passos pela frente. Ao fim dele, Dilma pode até ser inocentada e retomar o cargo.

Nesta semana, o processo terá dois passos importantes:

Entenda, a seguir, o que já aconteceu e o que está em jogo no Senado.

1. Quais as acusações contra Dilma?

A presidente é acusada de descumprir a legislação orçamentária de duas formas.

A primeira delas envolve os chamados créditos suplementares, instrumento do qual o governo lança mão quando descobre que uma despesa apontada no orçamento vai custar mais do que o previsto inicialmente.

O problema, segundo a acusação, é que a presidente assinou decretos autorizando a abertura desses créditos sem o aval do Congresso, o que a Constituição proíbe.

A segunda questão avaliada no processo de impeachment se refere às chamadas "pedaladas fiscais", termo pelo qual ficaram conhecidos os atrasos dos repasses a bancos públicos para pagamentos de benefícios do governo.

Para os defensores do impeachment, essa manobra teria sido largamente utilizada por Dilma para esconder o rombo nas contas federais e, na prática, significa que o governo emprestou dinheiro de instituições financeiras controladas por ele para isso, o que é ilegal.

A defesa de Dilma nega irregularidades - afirma que as "pedaladas", por exemplo, também foram utilizadas por seus antecessores - e a ocorrência de um ato passível de uma punição extrema como o impeachment.

2. O que já aconteceu no processo até agora?

No dia 17 de abril, a Câmara autorizou o Senado a abrir um processo contra a petista. Foram 367 votos a 137 - eram necessários 342 apoios entre os 513 deputados para que a tramitação fosse adiante.

Pouco menos de um mês depois, em 12 de maio, os senadores decidiram, por 55 a 22, seguir a recomendação da Casa vizinha e processar a presidente. Com a derrota larga (41 votos seriam suficientes), ela foi afastada do cargo para ser julgada, e o vice, Michel Temer, assumiu o governo.

Com a instauração do processo, a mesma Comissão Especial voltou ao trabalho no Senado. E é à essa comissão que os advogados de Dilma precisam apresentar sua defesa nesta quarta, além de apontar provas a serem colhidas e testemunhas que, a seu ver, devem ser ouvidas.

3. Quais são os próximos passos?

O processo está na chamada fase de instrução, na qual são colhidos depoimentos, provas e argumentos de acusação e defesa.

Com base nesse material, o relator emitirá um novo parecer, que, segundo seu plano que irá a votação nesta quinta, seria votado pelo colegiado em 27 de julho.

Agora chamado de "sentença de pronúncia", esse parecer seria então submetido ao plenário, o que Anastasia prevê que ocorra até 2 de agosto. Se aprovado por maioria simples (41 dos 81 senadores), o caso iria a julgamento pelo total dos senadores; se não, o processo seria extinto, e Dilma retomaria suas funções.

Avançando, o processo teria mais um momento para alegações da acusação e da defesa, e, em seguida, os autos seriam enviados a Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal e responsável constitucionalmente pelo processo.

É nesse momento que ele marcaria o julgamento final.

4. Como será o julgamento?

No dia do julgamento, Lewandowski comandaria os trabalhos como um juiz. Os 81 senadores seriam os "jurados" que definiriam o futuro da ré, no caso Dilma.

A sessão incluiria, por exemplo, exposição e debates entre acusação e defesa. No fim, haveria a votação nominal, nos mesmos moldes da ocorrida na Câmara - com todos os senadores indo ao microfone proferir seus votos.

Se dois terços (54 dos 81) dos parlamentares decidirem pelo impeachment, a petista perderia definitivamente o cargo e ficaria inelegível por oito anos. Temer assumiria definitivamente a Presidência da República e teria mandato até 2018.

Se esse número de votos não fosse obtido, a presidente seria absolvida e retomaria suas funções.

Embora não haja um prazo para que os trabalhos sejam concluídos, Dilma só poderia ficar afastada aguardando o julgamento por no máximo 180 dias após a abertura do processo pelo Senado.

Ou seja: ela voltaria à cadeira presidencial em meados de novembro e aguardaria nela o veredito se os senadores não decidirem antes disso. Pelos planos de Anastasia, porém, tudo deve ser decidido ainda em meados de agosto.

Fonte: MSN

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações49
  • Seguidores226
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações814
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ainda-nao-acabou-em-que-pe-esta-o-processo-de-impeachment-contra-dilma/344341071

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não vou ser deselegante em falar que não fiquei chateado em a Presidenta ser afastada, pois votei nela, mas fiquei contente porque aqueles que a julgaram hoje também estão na lista de julgados, foram falsos e comprometedores com as suas opiniões fazendo aquele teatro horroroso onde teve uns que falaram em nome dos seus próprios pais, esposos etc. e esses citados foram presos passando vergonha, isto é se tem... Mas pensando bem foi bom tudo isso acontecer, pois o povo achava que só um era bandido e hoje pôde perceber que a corrupção está impregnada em quase todos os políticos, se não em todos. Agora o que mais me impressiona é que os sujos querem se esconder atrás de outros sujos tentando defender a si mesmos e caindo nos seus próprios golpes.. kkkkk .. Tomara que o povo esteja vendo e ao votar arranca essa corja de corruptos independente de partidos políticos. continuar lendo

Hoje assisti a reunião da comissão processante do Senado. Os comunistas estão fazendo chicana o tempo todo para atrasar as votações, oitivas, requerimentos etc. Se após 180 dias a votação não for concluída Dilma reassume o cargo e estaremos a caminho do atoleiro da Venezuela. Não podemos nos descuidar pois os comunistas do Foro São Paulo não medirão esforços para reassumir o poder sem constrangimento com a profunda crise em que nos colocaram. continuar lendo

Melhor que o atoleiro da Venezuela é o progresso da Espanha, da Grécia, de Portugal, não é mesmo?
Vale mesmo a pena esses adjetivos? continuar lendo

Excelente exposição, clara, concisa e sem viés ideológico, atendo-se ao processo em si. Apenas fiquei em dúvida sobre o porquê do condicional a partir do item 3, mas espero que seja só uma questão de estilo, não de indicação de alguma incerteza no processo. continuar lendo