Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Aleam vai homenagear defensores dos direitos de crianças e adolescentes

    A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concederá a medalha do mérito Ireyde Simonetti a pessoas ou instituições que se destacam na sociedade amazonense, pela realização de ações em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A iniciativa partiu da deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), por meio de Resolução Legislativa, promulgada na sessão desta quinta-feira (13).

    “Estamos instituindo esta honraria como forma de reconhecimento às boas práticas que atestem o compromisso com o futuro das nossas crianças e adolescentes, na área de educação, no acolhimento, na inclusão social, na garantia dos seus direitos a uma vida com dignidade”, ressalta Therezinha Ruiz.

    A nova Lei estabelece que a medalha Ireyde Simonetti será concedida pelo Parlamento Estadual, em sessão solene, preferencialmente no dia 13 de julho, data em que foi instituído pela Lei nº 8.069 o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), garantindo os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.

    Este ano, o ECA completa 29 anos de vigência, como importante ferramenta de proteção dos Direitos Fundamentais de crianças e adolescentes, prescrevendo o direito à vida e à saúde, “mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”.

    Ireyde Simonetti

    A medalha de mérito proposta pela deputada Therezinha Ruiz é também uma homenagem à educadora amazonense Ireyde Simonetti, tomando como exemplo a sua vida dedicada à educação de crianças e jovens, em Manaus.

    Em sua curta existência, Ireyde Simonetti foi supervisora no Colégio Ângelo Ramazotti, foi chefe do Setor de Organização e Cooperação do Departamento Estadual da Criança. Assumiu também a chefia do Núcleo de Segundo Grau da Coordenadoria de Assuntos Educacionais da Seduc e foi gestora da creche do Colégio da Polícia Militar.

    A morte da educadora, em 1967, foi marcada por um ato de nobreza, quando tentava salvar uma criança de um acidente de trânsito e foram atropeladas por um ônibus. A criança se salvou, após passar por uma cirurgia, mas a professora não sobreviveu ao grave acidente, deixando um legado profissional dedicado à educação de crianças e adolescentes.

    Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)

    Gabinete (92) 3183-4541

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aleam-vai-homenagear-defensores-dos-direitos-de-criancas-e-adolescentes/721682494

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    O direito à vida e à saúde no ECA

    Artur Fernandes de Oliveira, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Advogado consegue liminar para obrigar o Estado de São Paulo a fornecer canabidiol a paciente.

    Weverton Oliveira, Estudante de Direito
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Emenda à inicial

    Márcio Seabra, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Emenda a Inicial

    Everton Sbrisse, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Emenda à Inicial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)