Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024

Advogado consegue liminar para obrigar o Estado de São Paulo a fornecer canabidiol a paciente.

há 2 anos


A ação foi distribuída na Vara de Infância e Juventude do Foro Regional da Lapa - São Paulo, e tramita em segredo de justiça.

Em inicial foi relatado que o menor J.V.S.M, foi diagnosticado com EPILEPSIA DE DIFÍCIL CONTROLE POR ESCLEROSE TUBEROSA (CID10: Q85.2) + TRANSTORNO AUTISTA GRAVE (CID 10-F840, e segundo a médica que lhe assiste o paciente tem uma média de 6 crises epiléticas diária. Em razão de seu estado de saúde, a recomendação médica é o uso de canabidiol , de forma contínua e por tempo indeterminado.

O tratamento proposto é o único que poderá apresentar a diminuição do número de crises que o autor sofre, e também o tempo de duração de cada uma, evitando que precise de medicação de resgate, conforme consta de relatório médico que instrui os autos.

O autor solicitou o medicamento junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, porém sem sucesso.

Com a falta de recursos para custear o tratamento a família procurou um Advogado e ajuizou a ação.

Em sede de liminar a Juíza fundamentou que "Não se pode ignorar as ações farmacológicas já estudadas e positivas para algumas enfermidades onde os pacientes não respondem satisfatoriamente a outros medicamentos. O canabidiol não apresenta efeitos psicoativos e, portanto, isoladamente, certamente poderá trazer muitos benefícios à melhoria de qualidade de vida de pacientes. Entre os benefícios, estão: alívio da dor, controle dos movimentos; redução de crises de doenças neurológicas; melhora na resposta imunológica; além de formação e arquivamento de memórias"

Incide igualmente, no caso, o tema nº 106 do C. STJ ("A concessão dos medicamentos não incorporados em atos normativos do SUS exige a presença cumulativa dos seguintes requisitos: i) Comprovação, por meio de laudo médico fundamentado e circunstanciado expedido por médico que assiste o paciente, da imprescindibilidade ou necessidade do medicamento, assim como da ineficácia, para o tratamento da moléstia, dos fármacos fornecido pelo SUS; ii) incapacidade financeira de arcar com o custo do medicamento prescrito; iii) existência de registro do medicamento na ANVISA, observados os usos autorizados pela agência"). Diante deste cenário e verificado o preenchimento dos requisitos legais e jurisprudenciais acima referidos, de rigor a antecipação da tutela pretendida, a fim de assegurar o resultado útil da presente ação e em especial do direito à vida e à saúde da criança.

Isto posto, ante a verossimilhança das alegações e com fundamento no artigo 300 do Código de Processo Civil de 2.015 combinado com a legislação supra mencionada, ANTECIPO OS EFEITOS DA TUTELA, inaudita altera pars, para que a ré forneça, no prazo de 90 dias, a medicação prescrita por médico para o seu tratamento, na forma posta na inicial, sob pena de aplicação de multa diária às rés no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), na hipótese de descumprimento injustificado da decisão, até o total de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), na forma do artigo 214 do ECA.

Cite-se e intime-se a ré com urgência.

Concedo ao autor os benefícios previstos na Lei 1060/50.

Ciência ao Ministério Público.

Int.

São Paulo, 6 de junho de 2022

O processo corre em segredo de justiça.

Processo nº 1007614-61.2022.8.26.0004

  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações107
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-consegue-liminar-para-obrigar-o-estado-de-sao-paulo-a-fornecer-canabidiol-a-paciente/1713972536

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

O direito à vida e à saúde no ECA

Weverton Oliveira, Estudante de Direito
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Emenda à inicial

Artur Fernandes de Oliveira, Advogado
Artigoshá 3 meses

Golpe do PIX.

Márcio Seabra, Advogado
Modeloshá 3 anos

Emenda a Inicial

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns Dr. Artur Oliveira, é exatamente isso que a sociedade precisa... Pessoas que lutam pra fazer a justiça. Deus te abençoe 🙏 continuar lendo