Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Alexandre de Moraes ministra aula magna no “Magistratura para Todos”

Iniciativa dos juízes paulistas é inédita.

Publicado por Nasser Atique
há 6 anos

A noite de segunda-feira (6) foi marcada pela aula magna do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes no curso “Magistratura para Todos”. A abertura coube ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. Também recepcionou o ministro, o juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, que é, no curso, coordenador de Direito Processual Penal.

A fazer uso da palavra, o presidente Pereira Calças destacou o sentimento de pertencimento que os magistrados têm pela instituição ao despender tempo para a valorização das pessoas. “Iniciativa que honra os juízes paulistas. Vim para dizer o quanto acho relevante essa empreitada e, hoje, os senhores terão a oportunidade de ouvir um dos maiores constitucionalistas do nosso país”, disse o presidente, ao tempo em que cumprimentou e agradeceu o ministro Alexandre de Moraes pela disponibilidade em dividir com os alunos, da primeira turma do curso, os preceitos constitucionais que tão bem explana.

O ministro também usou esse gancho da dedicação dos juízes ao se dirigir aos alunos: “esses magistrados poderiam estar agora em qualquer outro lugar, mas os senhores têm duas felicidades. A primeira de terem pessoas que se importam com os que não têm condições financeiras para os estudos e, a segunda, de terem sido escolhidos para estarem aqui. Tenho orgulho de ser de São Paulo. Tenho muito orgulho da Magistratura do Estado de São Paulo. Estão em excelentes mãos e espero estar presente na posse dos senhores na Magistratura.”

Como surgiu o “Magistratura para Todos” – Partindo da missão constitucional de acesso à justiça, e entendendo fundamental a existência de uma faceta social nesse comando, um grupo de juízes paulistas, com o apoio dos servidores do TJSP, desenvolveu o projeto “Magistratura para Todos”, iniciativa que tem a finalidade de aproximar a magistratura da sociedade de maneira efetiva. Para isso, é oferecido um curso de preparação para ingresso na Magistratura, totalmente gratuito, voltado à população de baixa renda, que, sabidamente, tem mais dificuldade em arcar com os custos dos estudos específicos para essa carreira. O escopo principal do “Magistratura para Todos” é permitir que qualquer pessoa, independente de cor ou classe social, possa estar em condições de ser aprovada no concurso para o cargo de juiz, tornando a carreira mais plural e permitindo que pessoas com diferentes históricos de vida possam integrar o Poder Judiciário.

Objetivo – Capacitar, gratuitamente, candidatos para os concursos públicos de ingresso à carreira da Magistratura paulista, focado na população econômico-social mais vulnerável. Das 50 vagas, em razão da cessão do espaço e estrutura e com o objetivo de valorizar e qualificar os servidores, dez são destinadas a serventuários do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (ver edital). As aulas são ministradas na sede da Assetj (Rua Conselheiro Furtado, 93, 3º andar, Centro, São Paulo/SP), em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h20 e, eventualmente, aos sábados, no período da manhã. O encerramento está previsto para 14 de junho de 2019.

Coordenadores:

Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo (Direito Processual Penal)

José Eugenio do Amaral Souza Neto (Direito Constitucional)

Laura de Mattos Almeida (Processo Civil)

Jarbas Luiz dos Santos (Humanísticas)

Vivian Brenner de Oliveira (Direito Tributário)

Alexandre Cunha (Direito Administrativo)

Maria Regina Junqueira de Andrade Gaspar Burjakian (Direito Penal)

Paulo Rogério Bonini (Direito Empresarial)

Thiago Elias Massad (Direito Civil)

Juízes/professores – Airton Pinheiro de Castro, Alcides Leopoldo e Silva Júnior, Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes, Ana Luiza Madeiro Diogo Cruz, Ana Rita de Figueiredo Nery, Augusto Bruno Mandelli, Bruna Acosta Alvarez, Carolina Santa Rosa Sayegh, Cassiano Ricardo Zorzi Rocha, Cynthia Torres Cristófaro, Diego Bocuhy Bonilha, Domingos de Siqueira Frascino, Eliana Cassales Tosi, Felipe Esmanhoto Mateo, Fernanda Henriques Gonçalves, Fernando Henrique de Oliveira Biolcati, Flavia Poyares Miranda, Gilson Delgado Miranda, Glaucio Roberto Brittes de Araujo, Glauco Costa Leite, Guilherme de Souza Nucci, Guilherme Ferreira Da Cruz, Helio Narvaez , Henrique Vergueiro Loureiro, Jarbas Luiz dos Santos, José Eugênio Amaral Júnior, José Eugenio do Amaral Souza Neto, José Maria Câmara Júnior, Juliana Bonfim, Laura de Mattos Almeida, Lauro Mens de Mello, Letícia Antunes Tavares, Luiz Renato Bariani Pérez, Marcelo Barbosa Sacramone, Marcelo Semer, Marco Antonio Martin Vargas, Marco Vargas, Marcus Alexandre Manhães Bastos, Maria Fernanda Belli, Maria Rita Rebello Pinho Dias, Marian Najjar Abdo, Patrícia Martins Conceição, Paulo Furtado de Oliveira Filho, Paulo Rogério Bonini, Paulo Eduardo de Almeida Sorci, Rafael Dahne Strenger, Renata Mota Maciel Madeira Dezem, Renato de Andrade Siqueira, Ricardo Dal Pizzol, Rosangela Maria Telles, Swarai Cervone de Oliveira, Tania da Silva Amorim Fiuza, Tatiana Saes Valverde Ormeleze, Thiago Elias Massad, Tom Alexandre Brandão, Vivian Brenner de Oliveira e Wendell Lopes Barbosa de Souza.

Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

FONTE: http://tj.sp.gov.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=52028

  • Publicações8
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações193
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alexandre-de-moraes-ministra-aula-magna-no-magistratura-para-todos/610059129

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de São Paulo
Notíciashá 6 anos

David Cesar apresenta palestra no TJSP

Tribunal de Justiça de São Paulo
Notíciashá 6 anos

Desembargadora Kenarik Boujikian toma posse no TJSP

Tribunal de Justiça de São Paulo
Notíciashá 8 anos

TJSP inaugura mais um ‘Cartório do Futuro’ no João Mendes Júnior

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)