Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Aluno que se machucou em aula de educação física ganha direito à indenização

    A 6º Câmara Cível do TJRS, por unanimidade, manteve indenização a estudanteque sofreu lesões graves após queda ocorrida durante prática de atividade física em escola municipal de Cruz Alta. A decisão confirma a sentença proferida na Comarca de Cruz Alta.

    Caso

    Segundo o autor da ação, durante a aula de educação física a criança, então com 10 anos de idade, fraturou o cotovelo do braço direito. O acidente ocorreu ao realizar um salto sobre a corda colocada a 20 cm de altura, tendo sequelas irreversíveis.

    A ação indenizatória foi ajuizada contra o Município de Cruz Alta, sustentando que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Cini não tinha condições mínimas de segurança para a prática da atividade.

    O Município apresentou sua defesa alegando o imediato e ágil atendimento dos professores, em conjunto com o pronto socorro prestado pela escola. Afirmou que o incidente ocorreu no momento em que a professora estava organizando o exercício, sendo que a criança pulou o obstáculo sem que houvesse a autorização da educadora.

    Em 1º Grau, o Juiz de Direito Rodrigo Kern Faria determinou a indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil.

    Apelação

    O relator do processo, Desembargador Artur Arnildo Ludwig, reconheceu a responsabilidade do Estado, afirmando que ao receber dos pais a guarda do estudante, fica o Estado obrigado a zelar por sua incolumidade, obrigando-se a agir de forma diligente, utilizando meios normais de vigilância para evitar a ocorrência de danos.

    O magistrado afirmou ainda que a prova contida nos autos do processo demonstrou a negligência por parte da escola, que não adotou medidas preventivas para a prática da atividade proposta pela professora.

    Falhou o Estado em seu dever objetivo de segurança, já que a escola deveria contar com um mínimo de segurança para a prática da atividade indicada pelo professor, que garantisse a incolumidade dos estudantes, o que não ocorreu, afirmou o relator.

    Por maioria, foi mantida a sentença do Juízo do 1º Grau. Também participaram do julgamento os Desembargadores Ney Wiedemann Neto, que acompanhou o relator, e Antônio Corrêa Palmeiro da Fontoura, que votou vencido.

    Apelação Cível Nº 70046899415

    • Publicações7827
    • Seguidores2080
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1954
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aluno-que-se-machucou-em-aula-de-educacao-fisica-ganha-direito-a-indenizacao/100281280

    Informações relacionadas

    Lucas Eduardo Sasse, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Aluno se machuca em escola, de quem é a responsabilidade?

    Messênia Cristina Munhato, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Omissão de Socorro em Escolas

    Artigoshá 8 anos

    Da Responsabilidade Civil e a atividade de ensino particular

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Responsabilidade civil da escola pelos atos dos seus alunos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)