Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Aluno se recusa a rezar e caso vai para a direção

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 12 anos

    Uma professora de geografia de uma escola estadual de Minas Gerais resolveu iniciar as suas aulas rezando o pai-nosso com todos os alunos. Um deles, ateu, decidiu manter-se em silêncio.

    Ao notar a reação do estudante, ela lhe disse, segundo o relato do aluno, que "um jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida". O aluno se irritou, os dois discutiram, e o caso foi parar na diretoria da escola.

    O Estado brasileiro é laico e a Constituição, tal como o estatuto do magistério, proíbe discriminação religiosa.

    A Secretaria de Estado da Educação de Minas apura se houve infração da professora. A secretaria disse nesta segunda-feira, dia 2, tê-la orientado a não rezar mais em sala de aula.

    O caso ocorreu há duas semanas na escola estadual Santo Antonio, em Miraí, cidade de 13,8 mil habitantes que fica na Zona da Mata, a 335 km de Belo Horizonte.

    Uma inspetora regional responsável pela escola disse que a professora foi "mal interpretada" e que sempre tinha o "hábito" de rezar.

    Quem discutiu com a docente foi Ciel Vieira, 17, ateu há dois anos. "Eu disse que o que ela fazia era impraticável segundo a Constituição. E a professora disse que essa lei não existia". Lila Jane de Paula, a professora de Ciel, não quis falar com a reportagem.

    Ciel, cuja mãe autorizou que ele falasse com a Folha , afirmou ter pedido para a professora parar, sentindo-se humilhado. Lila o instou, diz, a levar um juiz à sala de aula.

    "Ela não me pediu desculpas." A resistência à oração o fez ser vítima de bullying de colegas, afirma - disseram que ele era "do demônio".

    O garoto gravou parte da oração e pôs no YouTube, sob o título "Bullying e Intolerância Religiosa". No vídeo, é possível escutar o som do pai-nosso. Ao fim, ouve-se: "Livrai-nos do Ciel", em vez de "Livrai-nos do mal". "Foram colegas de classe", diz.

    Avisada, a mãe de Ciel foi à escola. Segundo ela, Lila se justificou dizendo que, ao falar que "o jovem que não tem Deus nunca vai ser nada na vida", quis, na verdade, falar que o jovem não seria nada "espiritualmente".

    "Meu filho sempre foi um aluno ético. Até chorei quando vi o vídeo dele", disse a mãe, que é espírita e não quis dizer o nome. Ficou acertado com a escola que a professora não daria mais a primeira aula para Ciel - assim, ele não teria que ouvir o pai-nosso. "Resolveram o meu problema e jogaram o resto para de baixo do tapete", disse.

    A ONG Ação Educativa condenou a prática. Um professor público tem de ser neutro, diz. "As orações nas escolas públicas ocorrem desde sempre, à revelia da lei", diz Daniel Sottomaior, presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos.

    A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), indicou dom Tarcisio Scaramussa para falar à Folha , mas ele não foi encontrado.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3211
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aluno-se-recusa-a-rezar-e-caso-vai-para-a-direcao/3076235

    Informações relacionadas

    Justificando
    Notíciashá 7 anos

    Justiça suspende obrigatoriedade de oração do Pai Nosso nas escolas de Barra Mansa

    Liberdade religiosa: Estado deve indenizar aluna obrigada a rezar em escola pública

    Vanessa Franklin, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Estado Brasileiro Laico. Será?

    Walter Gustavo da Silva Lemos, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Ensino religioso nas escolas públicas: confessional ou não?

    Manoel Xavier Pires Neto, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Estado Laico versus Liberdade Religiosa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)