Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Amazonas pode produzir calcário agrícola, anuncia Sinésio Campos

    O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Sinésio Campos (PT), ressaltou na manhã desta segunda-feira (18), que em reunião realizada na última sexta-feira (14), na Mina de Jatapu, no município de Urucará (à 261 quilômetros), recebeu do diretor-executivo da Itautinga, Marcílio Brotherhood e do gerente-geral da Nassau, José Emílio, proposta de Parceria Público Privada (PPA) para exploração, processamento e fornecimento do minério, utilizado na correção do solo para agricultura, produção de alimentos e reflorestamento.

    Com isso, garantiu o deputado Sinésio Campos, foi dado o primeiro passo para que o Amazonas possa se tornar autossuficiente na produção e comercialização de calcário agrícola.

    O líder do governo estava acompanhado dos secretários de Planejamento (Seplan), Airton Claudino; Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (Semgrh), Daniel Nava; Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Valdelino Cavalcante; diretor do Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), Antonio Stroski e o chefe do Centro de Unidade de Conservação (CUC) da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Rafael Gonçalves.

    De acordo com José Emílio, a empresa começou a explorar, em 1989, minérios como o calcário calcítico, ferro, gipsita e argila, em Jatapu, para a produção de cimento a partir da fábrica em Manaus. Mas a matéria-prima principal (calcário) está se esgotando e, abaixo dela, a companhia descobriu, com ajuda de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) uma jazida de calcário dolomítico ou calcário agrícola.

    O Amazonas exporta 100% do produto de outros estados, como o Ceará, por exemplo. Em muitos casos o adubo é vendido a R$ 80, no estado produtor, e, por conta da logística de transporte e cobrança de impostos, chega aos produtores amazonenses a R$ 400. Com a produção no Estado, segundo o secretário da ADS, Valdelino Cavalcante, além de preço reduzido, vai criar diversos benefícios, como a recuperação de pastagens, produção de alimentos e o reflorestamento. “Hoje, por conta do grande custo desse produto, os agricultores fazem queimadas para correção do solo”, disse.

    O diretor executivo da Itautinga, companhia do grupo Nassau, Marcílio Brotherhood, garantiu que a empresa tem interesse em explorar o calcário agrícola, mas para isso precisa construir a infraestrtura rodoviária para o escoamento da produção até Manaus. Ele propôs a construção de uma estrada de 102 quilômetros, que vai ligar a Mina de Jatapu a Vila de Balbina, no município de Presidente Figueiredo (à 117 quilômetros). “Temos levantamentos técnicos bem balizados que nos garante a melhor forma de produzir e escoar a um preço atrativo”, disse.

    O deputado Sinésio Campos disse que, antes de reunir com os diretores da companhia, recebeu do governador Omar Aziz o interesse do Amazonas em realizar a PPA. “A partir de agora vamos levantar todos os custos e os detalhamentos ambientais para apresentar o projeto ao governador. Uma coisa é certa: As questões sociais e econômicas são muito fortes e não podemos nos prender a burocracias administrativas”, disse o petista, que também é presidente da Comissão de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa.

    No encontro ficou acertada uma nova rodada de reunião para o dia 27 de fevereiro, às 14h, na sala da Comissão de Mineração, com a participação de prefeitos e vereadores dos municípios de Urucará, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga e Presidente Figueiredo, que fazem parte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

    Finalizando o deputado Sinésio Campos criticou a postura do deputado federal de seu partido o PT, que classificou a bancada amazonense na Câmara dos Deputados como inoperante.

    COLABORAÇAO: Assessoria do Deputado Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/amazonas-pode-produzir-calcario-agricola-anuncia-sinesio-campos/100348130

    Informações relacionadas

    Calcário das jazidas exploradas pelo rio Jatapú podem beneficiar agricultores do Amazonas

    Sinésio Campos defende a mineração como alternativa econômica para o Amazonas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)