Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Calcário das jazidas exploradas pelo rio Jatapú podem beneficiar agricultores do Amazonas

    Três unidades de conservação (duas estaduais e uma federal) estão no caminho dos projetos de exploração de calcário no Estado do Amazonas. Localizada na Floresta Estadual Apuí (município a 455 quilômetros de Manaus), a área prevista para exploração do calcário também pode afetar o Parque Estadual Sucunduri e o Parque Nacional Juruena. Outra área de exploração é a do rio Jatapú, onde se está explorando calcário, que é utilizado basicamente na fabrica\cão de Cimento. Desde o ano de 1.983 a empresa Itautinga vem desenvolvendo atividades de Pesquisa Geológica de Calcário nas mediações do rio Uatumã, minério este de suma importância pelo fato de ser matéria prima de maior utilização na fabricação de cimento pela Itautinga Agro Indústrial S.A em sua fábrica em Manaus.

    Ao longo de todos estes anos a empresa sempre buscou viabilizar a possibilidade de abertura de uma mina de calcário nas proximidades do rio Uatumã, visando abastecer ininterruptamente a fábrica, sem as restrições de navegabilidade que vem ocorrendo no rio Jatapu, afluente do rio Uatumã. Restrições estas que vem se apresentando de forma cada vez mais acentuada e permanente, comprometendo inclusive os projetos de expansão produtiva da Empresa. Isso vem gerando a necessidade de manutenção de níveis elevados de estoque de peças e materiais necessários ao seu processo de mineração sediado na localidade de Santa Maria de Jatapu, município de Urucará (261 quilômetros de Manaus), bem como de elevado estoque de calcário nos pátios de estocagem existentes nas dependências da dita fábrica, valendo enfatizar ainda que até o presente momento, os custos com pesquisas geológicas em calcário nas imediações do rio Uatumã se mostram bastante significativos e elevados. Porém a empresa necessita dar continuidade aos trabalhos nas áreas UM-6 e UM-7, de forma a que possa avaliar a viabilidade técnica, econômica e social de futura exploração destes jazimentos.

    Através da coordenação do deputado estadual Sinésio Campos (PT), que é o presidente da Comissão de Geodiversidade Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), se criou um Grupo de Trabalho que está estudando e analisando propostas para que se viabilize o escoamento da produção de calcário do rio Jatapú por um ramal a ser construído no assentamento do Pau Rosa e, para isso, já está sendo programada uma visita à jazida de exploração do Jatapú, no próximo dia 18 de janeiro de 2013 e no dia 24 do mesmo mês, uma reunião com o GT na ALEAM, as 9h.

    Para Sinésio Campos esse é o momento de definição para a economia local, pois existe a necessidade de se conseguir meios legais de exploração do calcário que tem destinação certa na economia brasileira. “Esta é a hora de se investir no Setor Primário. Estamos trabalhando para que o agricultor tenha um tratamento qualificado e dessa forma possa ocorrer investimento no setor. E com a introdução do calcário agrícola explorado no Amazonas, o Setor Agrícola só tem a ganhar”, finalizou Sinésio Campos.

    TEXTO e FOTO: Assessoria do deputado Fonte: Diretoria de Comunicação

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações281
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/calcario-das-jazidas-exploradas-pelo-rio-jatapu-podem-beneficiar-agricultores-do-amazonas/100257231

    Informações relacionadas

    Amazonas pode produzir calcário agrícola, anuncia Sinésio Campos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)