Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    AMB apoia nota de repúdio da Amamsul sobre manifestação da OAB/MS que contesta decisão de juiz

    A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) se solidariza ao magistrado José de Andrade Neto, bem como Associação dos Magistrados do Mato Grosso do Sul (Amamsul), acerca de indevida nota subscrita pela OAB local criticando a independência de julgar do associado.

    Como bem ressaltado na manifestação associativa da Amamsul, é inadmissível a crítica vazia feita por uma entidade responsável pela salvaguarda das garantias constitucionais. A livre convicção motivada não pode ser objeto de patrulhamento.

    Dessa forma, a AMB presta solidariedade ao associado e à Amamsul, nos termos da manifestação já exarada, conforme abaixo:

    NOTA DE REPÚDIO – Amamsul

    A Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), representada por sua Diretoria, vem a público manifestar repúdio em relação à nota emitida pela OAB/MS sobre a decisão do juiz José de Andrade Neto, no caso envolvendo um policial rodoviário federal e um empresário, no dia 31/12/2016, em Campo Grande.

    Primeiro, porque a Ordem dos Advogados do Brasil é, por sua essência, a instituição que possui como principal função a defesa das garantias individuais dos cidadãos e, nesse propósito, é inadmissível que divulgue nota colocando uma pessoa na condição de condenada por homicídio duplamente qualificado, sem que ela sequer tenha tido a oportunidade de se defender. É até compreensível que esse tipo de comentário venha da população, em especial quando envolve fatos violentos. Todavia, é impensável que uma manifestação desse tipo parta exatamente da instituição que tem por dever a defesa dos direitos fundamentais, dentre eles os direitos à ampla defesa e ao contraditório.

    Segundo, porque a manifestação de intenção de representar o magistrado perante o Conselho Nacional de Justiça demonstra total falta de conhecimento das funções desse órgão que, como todos sabem, não tem função jurisdicional e, por isso, jamais pode rever decisão judicial. Se há algum inconformismo com a decisão proferida, ele deve ser manifestado pela via processual própria e pelas pessoas legitimadas para isso, como é o caso do Ministério Público ou de familiares da vítima.

    Terceiro, porque uma das garantias principais da sociedade é a independência do juiz. O juiz José de Andrade Neto, magistrado há 15 anos, tem total isenção, capacidade técnica e independência para decidir de acordo com a prova até agora apresentada e sob o prisma da lei, da doutrina e da jurisprudência. Ao receber o auto de prisão em flagrante no dia dos fatos, sequer pedido de prisão preventiva havia e, diante dessa situação, tinha o dever de proferir decisão de acordo com sua consciência e as provas até então apresentadas, independentemente de pedido algum, porque é assim que a lei determina (art. 310 do Código de Processo Penal).

    Quarto, porque notas como a emitida pela entidade de classe dos advogados não colaboram, em nada, para o bom relacionamento entre OAB e Magistratura, insuflando a população contra o Poder Judiciário, em um ato midiático e desprovido de critérios técnicos que deveriam nortear qualquer manifestação dessa entidade indispensável à administração da Justiça.

    Portanto, a AMAMSUL – Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul reafirma sua total confiança e apoio ao magistrado José de Andrade Neto, bem como que seguirá na defesa intransigente das prerrogativas da magistratura e da independência funcional de qualquer juiz, porque somente assim será possível a manutenção de um Estado Democrático de Direito.

    Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul – diretoria 2017/2018

    É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da AMB desde que citada a fonte.
    • Publicações7931
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/amb-apoia-nota-de-repudio-da-amamsul-sobre-manifestacao-da-oab-ms-que-contesta-decisao-de-juiz/417456504

    Informações relacionadas

    Pedido - TJMS - Ação Contratos Bancários - Cumprimento de Sentença

    Ibijuzando, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Próxima turma "A petição inicial perfeita"

    Petição Inicial - TJSP - Ação Inexistência de Débito c/c Tutela de Urgência e Indenização por Danos Morais - Procedimento do Juizado Especial Cível

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)