Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Anistia para os servidores públicos demitidos durante o período das privatizações de empresas

    há 14 anos

    Uma boa notícia para os funcionários públicos demitidos em governos anterio re são do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É que a Comissão de Legislação Participativa aprovou a concessão de anistia a esses servidores públicos, além de empregados de empresas estatais que tenham sido demitidos entre os anos de 1995 e 2002, em decorrência, principalmente, de privatizações ocorridas no governo de Fernando Henrique Cardoso. A sugestão (175/09) foi feita pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA) e aprovada pela comissão. Em parecer favorável à medida, a deputada Emilia Fernandes (PT-RS, foto) considerou que não é possível admitir que "pessoas inocentes" paguem o preço das demissões. "Muitas vidas que se esfacelaram no decorrer dos dois governos de Fernando Henrique Cardoso não podem mais ser recolocadas em seus eixos, mas ainda há quem contemplar e ainda se podem resolver situações pendentes", argumentou a parlamentar. A medida será transformada em projeto de lei da comissão. O projeto abrirá prazo de seis meses, prorrogável por mais seis, a partir da publicação da lei, para que servidores e empregados exonerados, demitidos oudispensados no período em questão solicitem o retorno ao serviço ativo.

    REMUNERAÇÃO DO BENEFICIADO NÃO PODERÁ SER MENOR DO QUE A RECEBIDA ORIGINALMENTE

    Entram no rol da medida os demitidos com violação de regra constitucional, legal, regulamentar ou constante de acordo, além dos dispensados por motivação política ou em decorrência de extinção de empresa pública. O retorno ao serviço, segundo a proposta, ocorrerá no cargo anteriormente ocupado ou no resultante da transformação, caso exista. Caso o cargo, o órgão ou a empresa tenham sido extintos, o funcionário será readmitido na Gerência Regional de Administração de Pessoal (Gerap) ou em outro órgão ou empresa pública, assumindo funções compatíveis com sua condição profissional. A remuneração não poderá ser menor do que a recebida originalmente. A sugestão apresentada pela FNTTAA teve por base a Lei 8.878/94, que concedeu anistia aos demitidos durante o governo de Fernando Collor. A tramitação do projeto de lei que a comissão apresentará será definida pela Se c re t a r i a Geral da Mesa Diretora da Câmara.

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anistia-para-os-servidores-publicos-demitidos-durante-o-periodo-das-privatizacoes-de-empresas/2204606

    Informações relacionadas

    Espaço Vital
    Notíciashá 15 anos

    Zero de indenização para os 106 mil acionistas do extinto Banco Sulbrasileiro

    Espaço Vital
    Notíciashá 13 anos

    Desapropriação de ações do Banco Sul Brasileiro

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 13 anos

    Procuradoria demonstra que servidores anistiados não têm direito a salários retroativos à época da demissão

    Fábio Cavalcanti Vitalino, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Principais problemas do Decreto 9507/18 | Decreto nº 9.507, de 21 de setembro de 2018

    Alexis Gabriel Madrigal, Gestor Público
    Artigoshá 4 anos

    A sustação de atos normativos que exorbitem o poder regulamentar de delegação legislativa.

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Naval Cfn
    6 anos atrás

    O projeto foi arquivado! Que país é esse? Representantes do povo atuando contra o cidadão que paga seus impostos e cumpre com suas obrigações.

    Dinheiro para corrupção tem, só para pagar a população que falta nessas horas. Até quando aceitaremos esses Governantes e Magistrados corruptos no Poder?

    Direito Adquirido é Direito e não favor! continuar lendo

    Jairo Teixeira Candeia
    7 meses atrás

    Se for verídico seria uma boa continuar lendo