Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Anulado desde a fase de defesa prévia processo contra policial acusado de peculato e extorsão

    há 15 anos

    Por votação unânime, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (31), anulou desde o início ação penal contra o policial federal H.P.N., acusado de peculato e extorsão, garantindo-lhe a apresentação de defesa prévia antes do recebimento da denúncia e, em consequência, determinando a expedição de alvará de soltura dele.

    A decisão foi tomada no julgamento do Habeas Corpus (HC) 96990 , relatado pelo ministro Eros Grau. A Turma aplicou jurisprudência firmada no julgamento do HC 96058 , ocorrido no último dia 17, também relatado por Eros Grau, no sentido de que cabe defesa prévia em ações penais contra servidores públicos quando se trata de crime afiançável, como no presente caso.

    Em tais casos, portanto, conforme determinado pelo artigo 514 do Código de Processo Penal (CPP), o acusado deve ser notificado para apresentar defesa escrita antes de o juiz dizer se recebe ou não a denúncia, afastando a aplicação do enunciado da Súmula 330 do STJ, que dispensa a defesa prévia quando a denúncia está respaldada por inquérito policial.

    A defesa alegou, com sucesso, violação do direito constitucional do contraditório e da ampla defesa. Ao defender a aplicação da hipótese do artigo 514 do CPP , os advogados sustentaram, ademais, que não houve inquérito policial, mas sim um dossiê preparado pela Polícia Federal com base em várias peças de um inquérito, coligidas pelo delegado da PF que o conduziu e usadas pelo Ministério Público para oferecimento da denúncia.

    Em 28 de novembro do ano passado, o ministro Eros Grau havia indeferido pedido liminar formulado pela defesa.

    Ex-agente da Polícia Federal

    O mesmo entendimento foi aplicado ao Habeas Corpus (HC) 95402 , impetrado em favor de um ex-agente da Polícia denunciado no dia 11 de junho de 2007 pelos crimes deescuta telefônicaa ilegal, violação de sigilo funcional e corrupção passiva.

    FK/IC

    • Publicações30562
    • Seguidores629096
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anulado-desde-a-fase-de-defesa-previa-processo-contra-policial-acusado-de-peculato-e-extorsao/973960

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)