Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Apenas 17 países têm punições para quem não vota

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    Estudo do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea, na sigla em inglês), com sede na Suécia, indica que os países que adotam o voto obrigatório estão em minoria. Há cerca de cem países com características que permitem classificá-los como democráticos, em algum grau. O voto obrigatório só existe em 38 países, mas em apenas 17 desses há alguma punição a quem deixa de votar. Assim, o caráter compulsório é meramente formal.

    Na análise da lista dos 38 também devem ser consideradas particularidades de países que nela figuram, como os Estados Unidos, onde o voto só é obrigatório no estado da Geórgia (sem sanções) e a Suíça, onde só o cantão de Schaffhausen tem essa regra. Na Áustria, o voto é obrigatório em três regiões: Tirol, Vorarlberg e Styria. Na França, só é compulsório nas eleições para o Senado, assim mesmo sem sanções.

    No final das contas, restam os 17 países que têm o voto obrigatório com previsão de sanções para os faltantes, como o Brasil. O estudo foi atualizado em março de 2009. Uma nota explicativa revela como é difícil mapear essa questão, pois a própria definição de obrigatoriedade, na prática, pode ser relativizada.

    No Brasil, por exemplo, o voto seria de fato obrigatório, já que não há impedimentos para se justificar a ausência e, em último caso, pode-se pagar uma multa de baixo valor e assim regularizar a situação?

    - Em termos técnicos, o Brasil é classificado como um país em que o voto é obrigatório, mas efetivamente o voto não é obrigatório. O que é obrigatório é o compromisso com a Justiça Eleitoral - analisa o cientista político Humberto Dantas, conselheiro do Movimento Voto Consciente.

    Por outro lado, havendo a necessidade de manter regular a situação junto à Justiça Eleitoral, seja pela justificativa de ausência ou com o pagamento de multa, é mais simples para a maioria das pessoas se dirigir à seção de votação no dia da eleição, para não ter de enfrentar a burocracia depois.

    Brancos e nulos

    De acordo com o Idea, "está provado que forçar a população a votar resulta em um aumento do número de votos nulos e brancos em comparação com países que não têm leis de voto compulsório". A tentativa de diminuir o absenteísmo por meio da obrigatoriedade se reverteria nessa outra forma de não participação.

    Nas últimas eleições presidenciais brasileiras, em 2006, no segundo turno, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 18,9% dos eleitores faltaram ao compromisso com as urnas, 1,3% votaram em branco e 4,71% anularam o voto. No caso da eleição para governador, os votos nulos chegaram a 8,4% e os em branco a 1,8%.

    Somadas as faltas com os votos nulos e brancos, um quarto dos eleitores deixou de marcar posição em favor de algum candidato à Presidência. O número ainda é bem menor que o registrado em países que adotam o voto facultativo. Nos Estados Unidos, por exemplo, de acordo com dados do Idea, o comparecimento nas últimas eleições presidenciais, em 2008, que elegeram Barack Obama, foi de 89,75% dos eleitores registrados e de 58,23% da população apta a votar - o registro eleitoral não é obrigatório no país. Em 2000, numa eleição menos disputada, somente metade dos habitantes com idade eleitoral foi às urnas. O número de votos nulos foi baixo: 0,13%.

    Quando se trata de eleições parlamentares, o desinteresse do eleitor norte-americano é maior. Em 2006, apenas 37,32% das pessoas com idade para votar compareceram. No Brasil, no mesmo ano, excluídos os faltantes e votos brancos e nulos, 72,83% dos eleitores - o alistamento no país é obrigatório - escolheram algum candidato a deputado federal e 63,83% votaram em candidatos a senador, segundo dados do TSE.

    Rafael Faria / Jornal do Senado

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2605
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apenas-17-paises-tem-punicoes-para-quem-nao-vota/2234190

    Informações relacionadas

    Gustavo Giangiulio, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Voto Facultativo x Voto Obrigatório

    DellaCella Souza Advogados, Advogado
    Notíciashá 10 anos

    Por que no Brasil é obrigatório votar?

    Tribunal Superior Eleitoral
    Notíciashá 15 anos

    Debate traz argumentos favoráveis e contrários ao voto obrigatório

    Monise Carvalho, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Vantagens e desvantagens do voto obrigatório, facultativo e o voto do analfabeto

    Raquel Cardozo da Silva, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    A obrigatoriedade do voto no Brasil

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)