Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024

Apoio do Estado garante coleta de lixo mais eficiente no Litoral neste verão

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Com a temporada de verão, o governo estadual contratou mais máquinas e funcionários para garantir aos moradores e veranistas dos sete municípios litorâneos um serviço de coleta de lixo mais rápido e eficiente. Os primeiros resultados desse trabalho já foram percebidos pela população durante os feriados de Natal e Ano Novo, quando mais de 6,2 mil toneladas de lixos foram coletados. O desenvolvimento dos serviços é supervisionado pelo Instituto das Águas do Paraná, através da contratação de empresas especializadas.

A empresária curitibana Leia Taveira disse que a cada ano a limpeza das praias e a coleta de lixo tem melhorado. “Esse ano está bem melhor que nos anteriores. Está muito bom e eu aprovo o trabalho pois vejo uma melhora gradativa da coleta”, afirmou. As ações são desenvolvidas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, que recebem a maioria dos veranistas no período, incluindo também Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá. O objetivo é apoiar as prefeituras com a varrição de vias públicas e limpeza de praias e trilhas, retirada de resíduos vegetais e entulhos e coleta de resíduos domiciliares e recicláveis.

Os serviços iniciaram no dia 20 de dezembro e irão até o dia 06 de março, depois do feriado de Carnaval. “Estamos fazendo um grande trabalho de coleta de lixo, em parceria com as prefeituras, que começa de madrugada e termina só de noite. Nossas praias são cuidadas de dia e de noite”, afirmou Márcio Nunes, diretor presidente do Aguás Paraná. “O aumento do número de pessoas neste ano superou em 25% a temporada anterior. Isso refletiu diretamente na quantidade de lixo gerado. Pela primeira vez, o lixo acumulado no Ano Novo e Natal não ficou para o próximo dia”, informou.

Ao todo, 550 pessoas trabalham durante a operação, que usa 31 caminhões compactadores para a coleta convencional e seis baús para coleta do material reciclável, além de veículos e equipamentos necessários ao desenvolvimento dos demais serviços previstos. A atenção especial é dada à Ilha do Mel (Paranaguá) e às ilhas Rasa, das Peças e Superagui (Guaraqueçaba), com ações de limpeza de praias e retirada de resíduos de barco.

O trabalho de coleta é feito das 7 às 22 horas. Márcio Nunes orienta que os moradores e veranistas respeitem o horário da coleta, depositando o lixo na rua no horário certo e em local alto. A população deve utilizar sacos compatíveis com a quantidade de lixo. “Esse bom trabalho é resultado do apoio da população, que está cada vez mais consciente do papel que tem na separação do lixo. Quando cada um faz sua parte, temos uma melhor qualidade de vida”, diz Nunes.

APROVAÇÃO – Os moradores e veranistas que frequentam às praias do Paraná já aprovaram o serviço nos primeiros 20 dias da temporada de verão. O trabalho das equipes de coleta foi elogiado pela empresária Maria Elsa Garcia, de Maringá, que tem casa há 17 anos em Matinhos. “Todo ano descemos ao Litoral e temos observado anualmente uma melhora. Não vejo lixo parado nas ruas, pois o recolhimento é feito corretamente”, avaliou. O casal de aposentados Jamile Nassar Felipe e Edmun Felipe tem apartamento em Caiobá há 15 anos. Eles elogiaram o trabalho de coleta domiciliar. “Os caminhões passam direto aqui, o que evita acúmulo lixo. Vejo uma melhora com relação aos anos anteriores, principalmente na areia da praia”, disse.

OUTRAS AÇÕES — O Instituto das Águas do Paraná concluiu recentemente a execução do Lote 2 do Aterro Sanitário de Guaratuba, que vai receber os resíduos do município nos próximos dez anos. Ao longo do ano, o aterro de Guaratuba recebe uma média de 25 toneladas de resíduos por dia, trabalho feito por três caminhões do município. O volume de lixo é triplicado no verão e chega a atingir picos superiores a 200 toneladas nos períodos de Ano Novo e Carnaval.

Apenas em Guaratuba, para atender a gestão de resíduos na Operação Verão, foram empregados nove caminhões compactadores, dois caminhões baú e cerca de 150 pessoas. Por meio de uma parceria com a Sanepar e os municípios litorâneos, serão desenvolvidas ações para aumentar a separação e a coleta de materiais recicláveis.

O objetivo é aumentar a vida útil dos aterros sanitários da região, por meio da redução do volume de resíduo destinado, bem como gerar renda para as cooperativas e associações instaladas nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Um grupo de 50 monitores capacitados trabalha na conscientização da importância de separar o lixo reciclável em condomínios, hotéis, colônias de férias, nas travessias e outros locais do litoral do Paraná.

Fonte:http://www.aen.pr.gov.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3786
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações109
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apoio-do-estado-garante-coleta-de-lixo-mais-eficiente-no-litoral-neste-verao/112327571

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)