Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Aposentada receberá indenização por descontos indevidos em conta salário

aposentada recebera indenizacao descontos indevidos conta salario

Uma aposentada receberá a quantia de R$ 8 mil, a título de danos morais, a ser paga pelo banco Bradesco, em virtude dos descontos indevidos em sua conta salário. A decisão é da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba no julgamento da Apelação Cível nº 0800379-34.2022.8.15.0521, da relatoria do Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

"Do histórico processual, narra a Autora que é aposentada e teve que abrir uma conta para receber seus proventos junto ao INSS. Contudo, sem sua anuência, o banco Apelante vem descontando de sua conta mensalmente uma quantia denominada Cesta de serviços", afirmou relator do processo.

Segundo ele, o banco não juntou o contrato que teria sido firmado com a aposentada, se restringindo a afirmar que as cobranças se referem a conta corrente e que são colocadas à disposição do consumidor.

"Dessa forma, constata-se que houve má prestação do serviço bancário, pelo fato da indevida cobrança de serviço na conta salário da parte apelada, já que não houve prova de contratação e de pedido expresso do consumidor de mudança em sua conta para corrente, nem de utilização de outros serviços que não sejam aqueles mínimos ofertados aos possuidores de conta salário", frisou.

Quanto ao pedido de redução do quantum indenizatório, o relator disse que tal pleito não pode ser atendido, "pois a quantia de R$ 8 mil, a título de danos morais, mostra-se dentro dos parâmetros da razoabilidade e proporcionalidade ao caso".

Da decisão cabe recurso.

Por Lenilson Guedes

Fonte: TJPB


  • Sobre o autorAdvogado sim, amo o que eu faço!
  • Publicações162
  • Seguidores35
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações36
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentada-recebera-indenizacao-por-descontos-indevidos-em-conta-salario/1678653139

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJPB - Ação Indenizatória de Reparação por Danos Materiais e Morais (Cobranças Indevidas em Conta de Movimentação Essencial) - Procedimento Comum Cível - contra Banco do Brasil

Jussara Ferreira, Advogado
Modeloshá 5 anos

Réplica a Contestação e impugnação ao pedido contraposto em Ação de indenização por dano moral

Peçamês passado

Petição Inicial - TJPB - Ação Indenizatória de Reparação por Danos Materiais e Morais (Cobranças Indevidas em Conta de Movimentação Essencial) - Procedimento Comum Cível - contra Banco do Brasil e Banco Bradesco

Ubirajara Jaqueira Bispo, Advogado
Notíciashá 3 anos

Banco deve indenizar cliente por descontos indevidos em conta salário

Bruno Henrique Vaz Carvalho, Advogado
Notíciashá 2 anos

Tarifa Bancária em Conta Salário, "Pode isso Banco Central?".

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)