Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Aposentadoria especial só pode ser paga aos servidores judiciários que comprovarem ter exercido atividade insalubre

    há 15 anos

    A Consultoria-Geral da União (CGU) encaminhou informações ao Supremo Tribunal Federal (STF) onde defende que a aposentadoria especial só é devida aos servidores judiciários que comprovarem ter exercido atividades em condições que geraram prejuízos à saúde ou à integridade física.

    As informações vão amparar o julgamento da ação movida pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Poder Judiciário (Sinjur) de Rondônia sob a alegação de omissão do Congresso Nacional e do Presidente da República pela falta de norma para regulamentar o parágrafo 4º do artigo 40 da Constituição Federal (CF).

    Esse dispositivo deverá estabelecer os critérios para a aposentadoria especial, no caso de atividade insalubre, penosa ou perigosa exercida após a criação da Lei n.º 8.112 /90, que instituiu o regime estatutário. O Sinjur representa os interesses de médicos; dentistas; enfermeiros; taquígrafos; técnicos e auxiliares de gráficas; funcionários que faziam a guarda de objetos de crime; e os que manipularam combustíveis.

    Contudo, conforme avaliação da CGU, o relatório apresentado pelo sindicato não justificou o pedido de aposentadoria especial. Isso porque não continha provas contundentes de que os servidores tenham exercido efetivamente atividades em contato com agentes nocivos à saúde. O relatório não definiu, inclusive, o prazo de contribuição ou mesmo a idade do servidor para pleitear a aposentadoria.

    Esse também é o entendimento da Consultoria Jurídica do Ministério da Previdência Social (Conjur/MPS), que reiterou a necessidade de prova pericial. As consultorias concluíram que, pela falta desses requisitos, o processo não pode ser julgado.

    A Conjur informou, também, que já foi concluída a elaboração do Projeto de Lei Complementar para regulamentar o parágrafo 4º do artigo 40 da CF , encaminhado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

    A CGU é órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentadoria-especial-so-pode-ser-paga-aos-servidores-judiciarios-que-comprovarem-ter-exercido-atividade-insalubre/591061

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)