Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Aposentadoria: IBDP comenta nova tabela do fator previdenciário usada nas aposentadorias do INSS

    IBDP comenta nova tabela do fator previdenciário usada nas aposentadorias do INSS

    A diretoria do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) estará em São Paulo nesta quarta-feira (1º de dezembro) para conversar com os jornalistas sobre o impacto da nova tabela do fator previdenciário que será divulgada pelo IBGE.

    Se a expectativa de vida aumenta, o valor do benefício cai. Isto significa que quanto mais jovem for o trabalhador na hora de se aposentar, menor será o valor da sua aposentadoria, explica Jane Lúcia Berwanger, presidente do IBDP.

    O fator previdenciário é uma fórmula matemática criada em 1999 pelo Governo para ser aplicada no cálculo das aposentadorias nas aposentadorias por tempo de contribuição. Na aposentadoria por idade o fator pode ser usado se aumentar o valor do benefício. Baseia-se em quatro elementos: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida do segurado (conforme tabela divulgada anualmente pelo IBGE). A fórmula do fator previdenciário é: f = fator previdenciário

    Tc = tempo de contribuição do trabalhador

    a = alíquota de contribuição (0,31)

    Es = expectativa de sobrevida do trabalhador na data da aposentadoria

    Id = idade do trabalhador na data da aposentadoria

    SERVIÇO:

    Quando : 1º de dezembro (quarta-feira) Horário: início 10h30 e encerramento 13h Local: Escritório Raefray, Brugioni & Alcântara, Agostinho Endereço : Alameda Santos, 2.222 2º andar - SP Informações para a imprensa (IBDP):

    Alice Castanheira

    E-mail: comunicacao@ibdp.org.br

    O que é o IBDP?

    O Instituto Brasileiro de

    Direito Previdenciário (IBDP) é uma associação civil sem fins lucrativos, de cunho científico-jurídico, com sede na cidade de Curitiba-PR, e que tem como função primordial defender os direitos dos cidadãos em matéria previd

    enciária.

    Criado em 2003, o IBDP

    tem promovido o desenvolvimento do estudo do Direito Previdenciário com o intuito de oferecer suporte técnico-científico à questão previdenciária que, literalmente, explodiu no Brasil após 1988 e, mais especificamente, com a criação dos Juizados Especiais Federais em 2001. Atualmente, possui entre os associados advogados, magistrados, procuradores, defensores públicos, professores universitários.

    Fontes para entrevistas:

    Jane Lúcia Wilhelm Berwanger,

    advogada, Doutoranda em Direito Previdenciário pela PUC-SP, Mestre em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Professora de Direito Previdenciário na Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), da UNICURITIBA, da Universidade de Passo Fundo (UPF), da Escola da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), Conselheira da Junta de Recursos da Previdência Social JRPS), assessora Jurídica da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no estado do Rio Grande do SUL (FETAG/RS), Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), autora de várias obras de Direito Previdenciário.

    Adriane Bramante de Castro Ladenthin,

    advogada, Mestre em Direito Previdenciário pela PUC-SP, professora convidada nos cursos de Pós-graduação da Escola Paulista de Direito (EPD). Co-autora do livro: "Previdência Social Comentada", editora Quartier Latin; colaboradora nos livros: "Previdência nos 60 anos da Declaração de Direitos Humanos e nos 20 da Constituição Brasileira", "Previdência - Entre o Direito Social e a Repercussão Econômica no Século XXI"; "Previdência Social Aspectos Controversos", pela Juruá; coautora do livro: "Temas Atuais de Direito do Trabalho e Direito Previdenciário Rural, editora LTR; autora do livro:" Aposentadoria por Idade ", editora Juruá.

    Rafaela Cassetari Savaris

    , advogada, especialista em Direito Previdenciário pela Escola Paulista de Direito Social (EPDS), professora de Direito Previdenciário da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR.

    • Publicações2833
    • Seguidores433749
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações112
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentadoria-ibdp-comenta-nova-tabela-do-fator-previdenciario-usada-nas-aposentadorias-do-inss/2494768

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)