Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024

Aprovada proposta de lei geral sobre concursos públicos

há 8 anos

Editais sem publicidade ou com prazo curto de inscrição; ausência de indicações bibliográficas; taxas de inscrição elevadas. Esses são alguns problemas enfrentados por candidatos a concurso público, que podem ser combatidos pela proposta de emenda à Constituição (PEC 75/2015) aprovada, nesta quarta-feira (15), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Aprovada proposta de lei geral sobre concursos pblicos

A proposta é de autoria do ex-senador Douglas Cintra (PTB-PE), que chamou atenção para o registro da maioria dessas distorções e fraudes nos municípios, especialmente os de pequeno porte. Sua intenção é abrir caminho para a elaboração de uma lei nacional com regras gerais para todos os concursos públicos, tanto os da União como os dos governos estaduais e das prefeituras.

A PEC, que teve como relator o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), permite que o Poder Legislativo tenha a iniciativa dessa lei nacional, sendo concedida autonomia a estados, municípios, e ao Distrito Federal, para adequarem-na a suas realidades.

“A PEC merece ser aprovada. O instituto do concurso público é uma das maiores conquistas do povo brasileiro e representa um dos mecanismos mais democráticos e republicanos de acesso aos cargos e empregos públicos em nosso país. Desse modo, não se pode admitir a continuidade da ocorrência de fraudes e de ineficiência em concursos, conforme vem noticiando a mídia” — sustentou Raupp no parecer.

Depois de passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a PEC 75/2015 deverá ser submetida a duas sessões de discussão e votação no Plenário do Senado.

O QualConcurso é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma. Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os"4 passos para aprovação em concursos".

Fonte: Agência Senado

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4393
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4820
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovada-proposta-de-lei-geral-sobre-concursos-publicos/349817326

Informações relacionadas

Rafael Kolonetz, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo simples - Recurso Administrativo - Prova objetiva - Resultado preliminar

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Jose Rabello
7 anos atrás

Um padrão mínimo para concursos é importantíssimo, trabalho que vale a pena se fazer. continuar lendo

Uma lei geral que venha moralizar o concurso público, já está passando da hora de ser editada. Não é mais possível que os apaniguados dos políticos ocupem o lugar dos concursados, haja vista que isso sempre trouxe prejuízos para a população, em face de uma prestação ineficiente no serviço público, por falta de qualificação desses apaniguados. Espero que a PEC seja aprovada e efetivamente se moralize o serviço público neste país. continuar lendo

Ramon de Andrade
7 anos atrás

Um ponto essencial desta lei, que não sei se está em discussão no projeto, deveria ser a criação de um cadastro nacional de instituições e bancas autorizadas a realizar os certames em todo o território nacional.

O órgão responsável pelo controle desta ferramenta de controle social teria o poder de aplicar multas e sanções, como multas, suspensão e até exclusão, às instituições comprovadamente envolvidas em fraudes, como vazamento de provas, gabaritos ou venda de listas predefinidas de classificados por favorecimento político. continuar lendo