Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

As consequências das falsas memórias

(entrevista com Elizabeth F. Loftus - parte 3)

há 9 anos

Dando continuidade à série de entrevistas com Elizabeth F. Loftus (parte 1 e parte 2), hoje a professora nos conta um pouco sobre as consequências das falsas memórias.

Quais as consequências que podem advir das falsas memórias?

Pessoas que desenvolveram falsas memórias sobre parentes que as violentaram durante a infância geralmente têm atitudes diretamente ligadas a estas memórias, cortando os laços com seus familiares, por exemplo. Em geral, estas pessoas não conseguem obter o tipo de ajuda profissional que poderia restaurar sua saúde (McNally, 2003). Estes casos eventualmente acabavam com o diagnóstico do que costumava ser chamado de distúrbio de personalidade múltipla e agora é chamado transtorno dissociativo de identidade.

Embora barreiras éticas previnam a produção experimental destas consequências por pesquisadores, também foram criadas formas inofensivas de coletas de evidências sobre as consequências das falsas memórias. Em uma série de estudos, pesquisadores plantaram uma falsa memória de que, enquanto crianças, os participantes teriam ficado doentes ao comer pepinos, ovos cozidos, sorvete de morango e outros alimentos (Bernstein et al., 2005). Os investigadores não apenas tiveram sucesso plantando as falsas memórias em uma minoria significante de indivíduos (em torno de 405), mas também aqueles que não sucumbiram à sugestão reportaram posterior desinteresse nos alimentos mencionados.

E estas técnicas podem funcionar não apenas com alimentos, mas também com o álcool. Em outro estudo, pessoas foram levadas a acreditar que ficaram doentes por beber um tipo específico de álcool e, posteriormente, acabaram mostrando tendências para a diminuição de sua preferência para esta bebida (Clifasefi et al, 2013). Esta linha de investigação tem implicações importantes para seleção nutricional (e, talvez, o problema da obesidade enfrentado pela sociedade ou o problema com a bebida que algumas pessoas enfrentam) demonstrando como as falsas memórias afetam pensamentos posteriores, intenções e comportamentos. Claro que com esta capacidade de modificar a memória e controlar o comportamento vem algumas questões éticas e sociais graves. Quem deve se envolver nesse tipo de atividade? E ainda, deveríamos banir esta prática?

Fonte: http://canalcienciascriminais.com.br/as-consequencias-das-falsas-memorias-entrevista-com-elizabeth-f...


REFERÊNCIAS

Bernstein, D. M., Laney, C., Morris, E. K., & Loftus, E. F. (2005). False beliefs about fattening foods can have healthy consequences. Proceedings of the National Academy of Sciences, 102, 13724–13731.

Clifasefi, S. L.., Bernstein, D. M, Mantonakis, A., & Loftus, E. F. (2013). “Queasy does it”; False alcohol beliefs and memories may lead to diminished alcohol preferences. Acta Psychologica, 143, 14-19.

Nathan, D. (2011) Sybil Exposed. NY: Free Press.

  • Publicações5506
  • Seguidores11603
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1313
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-consequencias-das-falsas-memorias/189128935

Informações relacionadas

Leonardo Couto Vilela, Estudante de Direito
Modeloshá 5 anos

Modelo de Recurso de Apelação Criminal em Delito de Natureza Sexual

Vinícios Silva Anacleto, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

A Supervalorização da Palavra da Vítima nos Casos de Crimes Sexuais

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Notíciashá 9 anos

Falsas memórias no processo penal (Parte 1)

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Notíciashá 9 anos

Como criar falsas memórias

Consultor Jurídico
Notíciashá 10 anos

Você confia na sua memória? Infelizmente, o processo penal depende dela

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)