Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Atendente que faltou à audiência não consegue horas extras

    há 6 anos

    A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho deu provimento a recurso de revista da Raia Drogasil S.A. para excluir da condenação o pagamento de horas extras a uma atendente que não compareceu à audiência em que deveria depor. Ela foi considerada confessa em relação às provas apresentadas pela empresa.

    O pedido havia sido julgado improcedente no primeiro grau, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) acatou recurso da atendente e condenou a drogaria ao pagamento das horas extras. O Tribunal Regional entendeu que houve, no caso, a chamada confissão recíproca: de um lado, a empregada não compareceu à audiência de instrução, e, de outro, a empresa não anexou ao processo cartões de ponto válidos.

    A drogaria sustentou, no recurso de revista ao TST, a validade dos cartões de ponto e alegou que a empregada é confessa quanto aos fatos, uma vez que não compareceu à audiência.

    A relatora, ministra Maria Cristina Peduzzi, destacou que, segundo a Súmula 74, item I do TST, a confissão se aplica à parte que, expressamente intimada, não comparecer à audiência na qual deveria depor. Para a ministra, a confissão, mesmo que ficta, tem o poder de tornar verdadeiros os fatos alegados pela parte contrária, dispensando, assim, a produção de provas. “Dessa forma, ainda que os cartões de ponto juntados ao processo não sirvam como meio de prova, não há como se acolher a jornada de trabalho alegada pela empregada”, concluiu.

    A decisão foi unânime.

    (MC/CF)

    Processo: RR-1076-78.2015.5.05.0031

    • Publicações14048
    • Seguidores634420
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações91
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atendente-que-faltou-a-audiencia-nao-consegue-horas-extras/580214656

    Informações relacionadas

    Matheus Santos da Silva, Advogado
    Notíciasano passado

    Drogaria assaltada quatro vezes em 14 dias é responsabilizada por trauma de farmacêutica.

    Raísa Zoraide Cunha de Melo, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Empresa é condenada a indenizar empregada vítima de assalto durante a jornada de trabalho.

    Diego Carvalho, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Rede Raia Drogasil deve pagar horas extras e adicional de insalubridade a farmacêutica, decide TRT de Goiás

    Campagnoli Advocacia, Advogado
    Notíciasano passado

    Trabalhadora com guarda provisória e impedida de usufruir de licença-maternidade deve ser indenizada.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)