Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Atos administrativos gozam de presunção de legitimidade e veracidade

    há 15 anos

    Tendo sido considerado inapto no exame médico-odontológico do Concurso Público de Provas para Admissão ao Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Bahia realizado no ano de 2006, um candidato ao certame impetrou, contra o Secretário de Administração do Estado, um mandado de segurança pleiteando a anulação do ato que o eliminou. O impetrante alegou ausência de justificativa para a sua reprovação.

    Responsável pela demanda, o procurador do Estado Miguel Calmon Dantas contestou o pleito sustentando em juízo que que o candidato assinou o laudo médico pericial que concluiu pela sua inaptidão em virtude de apresentar acentuada hipertrofia muscular na panturrilha esquerda e encurtamento no tendão esquerdo, causando limitação dos movimentos. De acordo com o procurador, a assinatura do candidato na ficha de exame médico, bem como a certificação digital presente no documento, ratificam o entendimento de que o impetrante teve ciência dos motivos pelos quais foi reprovado na terceira etapa do certame.

    Não há que se falar em ofensa aos princípios da legalidade e isonomia, haja vista que o exame médico exigido do candidato possui regras objetivas presentes no edital do concurso e não viola qualquer norma legal, esclareceu Miguel Calmon.

    Em defesa do Estado, o procurador lembrou ainda que a natureza da atividade policial exige que os candidatos ao cargo gozem de aptidão física acima da média comum e que a realização de testes rigorosos condiz perfeitamente com a atividade a ser desenvolvida pelo candidato, em caso de aprovação.

    Considerando que os atos administrativos gozam de presunção de legitimidade e veracidade e que os documentos apresentados pelo impetrante não são suficientes para demonstrar sua aptidão ao cargo, a desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal negou a segurança pleiteada esclarecendo não ter havido qualquer ofensa ao direito líquido e certo do impetrante.

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações266
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atos-administrativos-gozam-de-presuncao-de-legitimidade-e-veracidade/1033191

    Informações relacionadas

    Modeloshá 5 anos

    Contestação

    Thiago Fernandes Balbi, Advogado
    Modelosano passado

    Modelo de Réplica

    Leonardo Costa, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    [modelo]Contestação com Pedido Contraposto

    Endireitados
    Notíciashá 9 anos

    Atos administrativos - parte I

    Garcia e Garcia Advogados Associados, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Adicional de Insalubridade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)