Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Atraso endêmico no trato do Direito Internacional aumenta "custo Brasil"

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 9 anos

    Hodiernamente, o globo terrestre é político-juridicamente dividido em cerca de 200 Estados ditos soberanos. A ideia de Estado soberano data de cerca de 500 anos e, desde então, muita coisa mudou, inclusive o próprio conceito de soberania, que sofreu erosão considerável. Há, entretanto corolários que vem permanecendo: cada Estado continua a possuir seu próprio ordenamento jurídico — um feixe de regras, de diferentes naturezas, que vigem, em tese, em seu território —, formado precipuamente por normas jurídicas criadas pelos poderes legislativos dos próprios Estados. Em razão da soberania individual, cada ordenamento é independente, autônomo e sem compromisso de coerência com ordenamento jurídico de outro Estado.

    Enquanto isso, nesses cinco séculos, progresso vertiginoso não deixou pedra sobre pedra: o número e a necessidade de inter-relação entre os Estados cresceram; sucederam-se revoluções impactantes, de cunho econômico, político, tecnológico e social; e surgiram novas necessidades. Em resumo o mundo globalizou-se profundamente.

    Os Estados, por ingente necessidade e não por capricho, contribuíram para que eles próprios se tornassem menos “soberanos”. Primeiramente, tendo em vista que suas leis destinavam-se a serem aplicadas a fatos e atos jurídicos ocorridos em seu território, permitiram que o sistema de escolha de lei aplicável a fatos interjurisdicionais, criado nos idos do século XII, se tornasse um ramo de seu próprio direito interno (direito internacional privado, entre os latinos e Conflict of Laws, para os anglo-saxões). Como se sabe, esse sistema possibilita que juiz do próprio Estado aplique regras jurídicas de Estado estrangeiro, na medida em que o fato ou ato interjurisdicional possua conexão mais estreita com tais direitos.

    Em s...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10992
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atraso-endemico-no-trato-do-direito-internacional-aumenta-custo-brasil/204272971

    Informações relacionadas

    Wilma Da Conceição Jardim, Estudante de Direito
    Modeloshá 4 anos

    Conceito & Constituição Constituição & Conceito...

    Flávio Tartuce, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Resumo. Informativo 738 do STJ.

    Julio Cesar Martins, Estudante de Direito
    Modelosano passado

    Ação de indenização por danos materiais e morais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)